Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.
Quartas de final da Champions terá grandes jogos e um confronto de arrepiar
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Nesta sexta-feira (17) sortearam os confrontos das quartas de final da Champions League e vai ter um jogo de arrepiar — mas esse vou deixar para comentar por último.
Começo por Benfica x Inter que, para mim, é um jogo bem igual. E, só para constar, se o Porto tivesse passado pela Inter (que foi por um triz), teríamos um clássico português.
Acho o time do Benfica mais bem preparado e um pouco melhor também. Eliminou o Club Brugge, da Bélgica, com muita autoridade e sem sustos, se impondo nos dois jogos. Também é praticamente o campeão português, porque tem 8 pontos de diferença para o Porto. E, no Campeonato Português, é muito difícil tirar essa diferença, porque a diferença técnica é muito grande entre os quatro primeiros e os outros times.
A Inter é vice, mas está com 18 pontos a menos que o líder Napoli no Campeonato Italiano. Já sofreu muito nas oitavas com o Porto e, mesmo jogando a segunda partida no estádio Giuseppe Meazza, acho que o Benfica passa.
No confronto entre times do norte e do sul da Itália, Milan x Napoli, o favoritismo é total para a equipe napolitana. O efeito Maradona está em todos os lugares. Diego colocou a cidade de Nápoles no mapa do futebol mundial, e é infinitamente melhor que nortista Milan. Para ficar mais difícil, o jogo de ida é no estádio San Siro, que é o único em Milão. Quando joga a Internazionale, o estádio recebe o nome de Giuseppe Meazza, e nos jogos do Milan, se chama San Sírio — essa informação é só para destacar a história desse estádio.
A própria classificação do Campeonato Italiano deixa clara a diferença entre os times. O Milan está em quarto e tem 20 pontos a menos que o Napoli, que decide em casa e, para mim, é o grande favorito para ir para a semifinal.
Agora o Chelsea, assim como na temporada anterior, bate de frente com o grande favorito do torneio. Nada menos que o maior vencedor da Champions League, o Real Madrid.
Será um jogo duríssimo, mas o time espanhol é sem dúvida alguma muito melhor que o inglês, com jogadores que podem decidir um jogo a qualquer momento. Modric, Benzema, Rodrygo e Vinícius Jr são jogadores de grandes jogos, como já mostraram diversas vezes — mas, principalmente, na última Champions, vencida pelo próprio Real Madrid.
Acho que o Chelsea, mesmo sendo uma equipe perigosa, tem poucas chances de conseguir a classificação. E, se conseguir, será um feito que ficará para a história do clube.
Por último, deixei o grande jogo dessas quartas de final, que colocou frente a frente dois times poderosíssimos e muito agressivos no modo de jogar: Manchester City x Bayern de Munique.
O Bayern tem um história respeitadíssima e uma camisa super pesada. O time da Baviera tem jogadores que podem fazer a diferença, como Sadio Mané, que além de ser um grande jogador, também é um grande cidadão do mundo. Decide a classificação em casa, mas vai enfrentar um time que, neste ano, está bem diferente dos anos anteriores. Porque dessa vez tem um monstro como centroavante.
O Manchester City, diferentemente do Bayern, não tem história nas competições europeias e nem uma camisa pesada. Porque, antes de ser vendido, era um clube discreto, que jogava para ficar no meio da tabela da Premier League. Só começou a ganhar títulos depois dessa venda e com a chegada do Pep Guardiola.
O City sempre cai na Champions quando cruza com algum poderoso da Europa. Só que, dessa vez, parece que está mais pronto para ir adiante. Contratou o melhor centroavante do mundo e que, neste momento, é uma máquina de fazer gols. Com apenas 22 anos, Erling Haaland está quebrando recordes atrás de recordes com os gols que vem fazendo na Premier League e também na Champions.
Eu sempre defendi a tese de que o Guardiola, para ganhar o torneio de clubes mais importante do mundo com o City, precisaria ter um poder de fogo maior no seu ataque. Era muito toque de um lado para o outro, mas com pouca agressividade, e isso dificultava o City de bater de frente com times com a história e a camisa mais pesadas que a sua.
Eu acredito que pode ter chegado a vez de o Manchester City dar um passo à frente na conquista do respeito na Europa. Acho que, dessa vez, os adversários temem o City mais do que antes, porque sempre perceberam que é um ótimo time, com grandes jogadores e muito bem treinado.
Mas agora a história é outra, porque com o Haaland em campo a confiança desse time aumentou muito. É uma equipe que está se impondo em todos os jogos e, com isso, sendo mais respeitada pelos adversários.
Eu acho que o Manchester City é um pouco mais favorito que o Bayern, porque está difícil de conter o ataque do time do Guardiola.
Como o sorteio também definiu o chaveamento para as semifinais, poderemos ter: Manchester City x Real Madrid ou Real Madrid x Bayern. Talvez o Chelsea entre nessa história, mas acho pouco provável.
Enfim, esse sorteio colocará uma final antecipada na semifinal.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.