Topo

Casagrande

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

De Bruyne e Haaland formam a melhor dupla de ataque do futebol mundial

De Bruyne, do Manchester City, encara marcação de jogadores do Southampton em jogo da Premier League - Tom Flathers/Manchester City FC via Getty Images
De Bruyne, do Manchester City, encara marcação de jogadores do Southampton em jogo da Premier League Imagem: Tom Flathers/Manchester City FC via Getty Images

Colunista do UOL

08/04/2023 15h52

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Depois do mágico Old Firm, na Escócia, almocei e parti, como num passe de mágica, para a Inglaterra para assistir Southampton x Manchester City. Deixo claro que sou torcedor do United, mas fã de Kevin De Bruyne e Erling Haaland.

O jogo do segundo colocado, com chances de chegar ao tri consecutivo da Premier League, algo que não acontece desde 2006/2007, 2007/2008, 2008/2009, conquistado exatamente pelo seu rival Manchester United. Contra o último colocado, que está numa situação desesperadora porque as rodadas vão passando e o Southampton não consegue sair da zona de rebaixamento.

O primeiro tempo até que foi equilibrado, mesmo o City conseguindo encaixar um pouco o seu estilo dominante, com controle total na posse bola, mas acertando só três chutes na direção e o adversário zero.

Apesar disso, deixou em alguns momentos espaço para contra ataques perigosos do lanterna, como foi com o ganês Kamaldeen Sulemana, que tinha tudo para conseguir fazer o gol e se atrapalhou com a bola.

Depois pintou outra chance para o próprio Sulemana que chapou a bola para o nada perdendo outra ótima chance de pelo menos forçar o goleiro brasileiro Ederson fazer uma defesa.

Mas aos 45 minutos funcionou a dupla mágica Kevin De Bruyne que deu a sua centésima assistência na Premier League para Erling Haaland fazer o seu vigésimo nono gol nessa Premier League, terminando o primeiro tempo com o City vencendo por 1 x 0.

O segundo tempo começou e a diferença técnica/tática de imposição ficou mais clara do que no primeiro tempo. De Bruyne achando mais espaço para jogar, com Haaland se movimentando mais, e time conseguindo sair mais rápido de trás em movimentação. E também no toque de bola e não demorou muito para que o City fizesse o seu segundo gol.

E, numa jogada com a participação de vários jogadores, a bola chegou até Jack Grealish, na esquerda, em velocidade, chutou e, no rebote do goleiro irlandês Okeroghene Bazunu fez 2 x 0 para The Citizens (Os Cidadãos).

Aí gente, não temos nada o que falar sobre o terceiro gol do City com a participação dos três donos do jogo. Lançamento de Kevin De Bruyne para Jack Grealish em velocidade que deu uma assistência espetacular para Erling Haaland que mostrou toda a sua categoria para finalizar e marcar gols. Um cara enorme dentro da área que ajeitou o corpo e deu uma virada? Meio de bicicleta? Tanto faz o nome dessa jogada, foi um golaço do camisa 9 norueguês, chegando simplesmente ao trigésimo nesse campeonato.

Na mesma hora o Guardiola tirou o artilheiro do jogo e dessa fez, na minha opinião, fez o certo porque no meio de semana tem o primeiro confronto das quartas de final da Champions league contra o Bayern de Munique.

Logo em seguida do gol do City o Southampton conseguiu diminuir o placar fazendo um belo gol com o francês Sékou Mara. Mas não deu nem tempo de o jogo ferver, porque o melhor jogador disparado da partida Kevin De Bruyne sofreu um pênalti com Julian Álvarez, que entrou no lugar do Haaland, batendo e marcando o quarto gol do time azul do Guardiola. Depois disso, o Manchester City mostrou o que tem de melhor que é o controle de um jogo através da posse de bola. Fez o Southampton correr atrás da bola pelo campo todo tando no seu campo defensivo como no ofensivo.

O time tem uma segurança incrível quando precisa ficar com a bola para deixar o tempo acabar e vencer uma partida.

Talvez o pior momento para um adversário é quando o City está em vantagem e ele precisa tentar recuperar a bola para tentar chegar ao empate. A equipe de futebol que melhor se defende com a bola nos pés é sem duvida o do Pep Guardiola. Ele não precisa tirar atacantes e colocar volantes ou zagueiros porque todos os jogadores do elenco são programados tecnicamente para manter a posse de bola.

Um show coletivo, mas o dono da bola foi sem duvida alguma o belga Kevin De Bruyne.

Amanhã teremos Liverpool x Arsenal, que não pode vacilar de forma nenhuma porque o City está na cola só esperando essa brecha acontecer.

No dia 26/4 teremos Manchester City x Arsenal o esperando confronto direto que possivelmente decidira do título da Premier League. Nesse momento a diferença é de 5 pontos de vantagem para o Arsenal.

Qual dupla de ataque é a melhor do mundo?

A - Vinícius Jr e Benzema
B - De Bruyne e Haaland