Topo

Casagrande

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Na Copa do Brasil, Flu está tranquilo, mas o São Paulo, muito tenso!

Taça da Copa do Brasil - Staff Images/CBF
Taça da Copa do Brasil Imagem: Staff Images/CBF

Colunista do UOL

25/04/2023 11h39

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Nesta terça-feira (25), teremos quatro jogos que decidem vagas para a próxima fase da Copa do Brasil.

Às 19h, no Estádio Independência, em Belo Horizonte, o Cruzeiro Esporte Clube precisará reverter a derrota por 1 a 0 que sofreu em Recife para o Clube Náutico Capibaribe. A Raposa claramente é favorita a conquistar a vaga, mas terá que se impor logo de cara para conseguir a vitória por 2 gols de diferença.

Tem uma diferença importante entre um time de Série A e outro de Série C. Mas no futebol atual, em que prevalece a força física e a intensidade, esse confronto fica aberto.

Lá em Belém do Pará, às 20h, terá o jogo mais decidido dessa rodada. O Paysandu recebe o Fluminense que, além de já ter ganho o primeiro confronto por 3 a 0 no Maracanã, está jogando muito.

Não vejo a mínima chance de uma surpresa acontecer. O time do Fernando Diniz está no auge técnico, físico, tático e psicológico. E, neste momento, joga o melhor futebol do Brasil.

Sobra para o time paraense fazer uma bela figura e tentar vencer a partida. Mas vou repetir aquele "chavão" de que, no futebol, tudo pode acontecer. Mas não acredito mesmo que o Tricolor carioca sofra uma virada histórica.

Para terminar a rodada, teremos dois jogos perigosos.

Athletico x CRB jogam na belíssima Arena da Baixada, com o Furacão precisando precisando vencer o time alagoano por uma diferença de 2 gols para se classificar direto, ou por 1 gol para levar aos pênaltis.

Claro que o time do Paulo Turra e do Felipão é o grande favorito, mas sempre é difícil correr atrás de uma vitória obrigatória. Quanto mais tempo demora para se fazer um gol, mais nervosa a equipe vai ficando.

Mas o Athletico é um grande time e, em sua casa, costuma ir para cima e amassar o adversário. Só que não podemos esquecer que o CRB já foi no Allianz Parque e eliminou o Palmeiras do Abel Ferreira nos pênaltis. Portanto, atenção!

O outro jogo será dramático, porque o São Paulo, depois de ter empatado por 0 a 0 no Morumbi com o Ituano, ainda com o Rogério Ceni no comando, vai a cidade de Itu enfrentar uma equipe muito forte em casa.

No Estádio Novelli Junior, a equipe do treinador Gilmar Dal Pozzo coloca uma intensidade muito forte e se aproveita muito bem do calor da sua torcida para pressionar qualquer adversário.

Apesar de ter vencido o América-MG já com o Dorival Júnior, o Tricolor paulista está bem atrasado, porque não tem uma equipe definida e ainda sente uma insegurança por não saber qual será o objetivo desse ano.

O Campeonato Brasileiro será complicado e tenso, precisando ficar longe da zona do rebaixamento o mais rápido possível. Na Sul-Americana está bem — é líder do grupo, com 6 pontos —, mas neste confronto da Copa do Brasil corre sérios riscos de ser eliminado.

Esse é um panorama geral das decisões desta terça. Fica claro que o Fluminense está muito acima dos demais, porque todos estarão um pouco enrolados com seus jogos. Mas o Tricolor carioca só precisa entrar focado e jogar sério que não correrá risco algum.

Vamos palpitar! Para mim, os classificados de hoje à noite serão Cruzeiro, Fluminense, Athletico e São Paulo, nos pênaltis.