Topo

Casagrande

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Haaland x Odergaard, Guardiola x Arteta, City x Arsenal: esse é o jogo

Colunista do UOL

26/04/2023 12h11

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Nesta quarta-feira (26), às 16 horas, vai acontecer o grande jogo da Premier League da temporada. Não define o campeonato mas é super decisivo para essa reta final.

Manchester City, segundo colocado com 70 pontos, enfrenta o grande líder do campeonato, Arsenal, que tem 75. Essa partida fantástica será no Etihad Stadium, na cidade de Manchester, onde o City vem demolindo os adversários.

O momento do time do Guardiola é muito melhor tecnicamente, na confiança e, sem dúvida, na motivação. Do meio-campo para frente é uma equipe espetacular, com muita criatividade pelo meio, pelos lados e com muita agressividade ofensiva com o fenômeno norueguês Erling Haaland.

A genialidade de Kevin de Bruyne, que dá a dinâmica nesse time, que costuma dominar a posse de bola e dita o ritmo do jogo. Tem ainda Bernardo Silva e Jack Grealish, em ótimas fases, pelos lados. Ainda tem Gündogan, Rodri, Julian Alvares para Guardiola montar sua equipe. Sem contar com Phil Foden, que passou por uma cirurgia urgente no apêndice.

Ou seja, o City tem um elenco talentosíssimo, e todos no auge da forma. Tanto que o time está na disputa pelo título em três competições. Na Champions League, jogará a semifinal com o gigante Real Madrid. Na Copa da Inglaterra, fará a final com seu grande rival da cidade, o Manchester United, no histórico estádio de Wembley. E disputa o título da Premier League com o Arsenal.

Já o time do treinador Mikel Arteta só tem o campeonato para jogar e que é líder há muito tempo, mas que vem se complicando nas últimas rodadas porque não consegue vencer e está tomando muitos gols.

Tem uma equipe jovem, que joga numa intensidade muito forte, e com jogadores criativos e em ótima forma. O também norueguês Martin Odegaard é o grande cérebro desse time, que tem a responsabilidade de criar as jogadas mas também tem um forte poder de decisão.

Também tem um forte ataque com muita juventude. Saka, Gabriel Jesus e Martinelli formam o trio ofensivo que joga em alta rotatividade e está muito bem nesse momento.

O confronto será entre uma equipe acostumada a vencer a Premier League nos últimos anos contra um time que ganhou o último título na temporada 2003/2004 e de forma invicta.

Essa situação tem duas questões que só saberemos na hora da partida.

O City pode entrar apostando que ganhará a qualquer momento, por se sentir superior ao adversário, por estar sendo campeão inglês a todo momento e isso pode dar uma relaxada no time. Por outro lado, o time do Guardiola pode entrar hiper focado, indo para cima para sufocar do Arsenal e matar o jogo sem dúvidas.

Já o time do Arteta pode sofrer pela falta de experiência, pelo tempo sem ganhar título, respeitar demais o adversário com os jogadores se enervando. Mas também pode jogar a final da Copa do Mundo, entrando em campo super decidido e confiante e dominar o jogo, criando dificuldades para City ficar com o controle do jogo como gosta.

O Manchester City tem dois jogos a menos e precisa ganhar o confronto direto para não ter que ficar torcendo por tropeços do Arsenal.

Para o time londrino, um empate cai como uma luva, jogando toda a pressão para o Guardiola. Mas se conseguir a vitória, vai aumentar para oito pontos a diferença e ficará com a taça nas mãos.

Enfim, será um jogo super decisivo, o mais esperado do campeonato, que não vou deixar de assistir de forma alguma.

Manchester City x Arsenal: eu acho que o City vence esse confronto. E vocês?