Topo

Casagrande

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Entrega e organização garantem incrível início do Botafogo no Brasileiro

Jogadores do Botafogo comemoram gol de Tiquinho Soares sobre o Flamengo em jogo do Campeonato Brasileiro - Thiago Ribeiro/AGIF
Jogadores do Botafogo comemoram gol de Tiquinho Soares sobre o Flamengo em jogo do Campeonato Brasileiro Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Colunista do UOL

30/04/2023 18h34

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Domingo à tarde no Rio de Janeiro. Além curtir as lindas praias, é dia de ir ao Maracanã assistir o futebol, principalmente quando se trata de um grande clássico como Flamengo x Botafogo.

O time da Gávea começou melhor no toque de bola, mas com muita dificuldade na criação da jogada e isso foi dando confiança ao time do treinador português Luís Castro.

Que foi se soltando e dos 30 minutos em diante, que foi exatamente quando o centroavante Tiquinho Soares fez 1 x 0 para o Botafogo, de pênalti.

O Flamengo começou a sair um pouco mais, com Gabriel se mexendo para todo lado e sendo o jogador mais criativo do seu time. Arrumava espaço para tabelar, enfiar uma bola e ainda finalizar, só que não foi o suficiente para segurar o bom time do Botafogo,
que é um time muito bem organizado taticamente e com muita entrega dos seus jogadores. Esses dois itens são os maiores responsáveis pela terceira vitória no Campeonato Brasileiro.

Nos acréscimos, numa grande falha de posicionamento defendida do Flamengo, o Botafogo, com Danilo Barbosa, de cabeça, chega ao seu segundo gol depois de um escanteio. Alguns jogadores importantes do Flamengo não jogaram bem nesse primeiro tempo, enquanto no Botafogo todos estiveram bem focados e objetivos. E assim terminou 2 x 0, com justiça para o time da Estrela Solitária.

O segundo tempo começa com uma alteração. Sampaoli colocou Éverton Ribeiro no lugar do Ayrton Lucas, e, antes dos 3 minutos, ele deixou o Gabriel cara a cara com o goleiro Lucas Perri, que defendeu as duas, mas o Flamengo mostrou que voltou diferente e melhor.

E logo depois o lateral Rafael foi expulso, deixando o Botafogo com dez jogadores. O Flamengo começou apertar e agredir mais e, assustou depois de um chute de fora da área de Éverton Cebolinha que Lucas Perri foi buscar. Mas não demorou muito para o Flamengo diminuir com gol do Léo Pereira.

A expulsão do lateral Rafael acabou taticamente e também psicologicamente com o seu time, tanto que até o treinador Luis Castro acabou sendo expulso também. Sampaoli tirou o lateral Wesley, colocou Marinho e foi para cima com tudo. O time da Gávea empurrou o Botafogo para trás e dominou completamente o jogo.

Dava para ouvir a nação flamenguista cantando "Oh ,meu Mengão , eu gosto de você, quero cantar ao mundo inteiro a alegria de ser rubro-negro". Uma pressão tão insuportável que o Botafogo não conseguia passar do meio campo. O time de Sampaoli colocou uma intensidade muito forte e começou a roubar a bola rápido para continuar na pressão.

O Botafogo se fechou totalmente e apostou num contra ataque espetacular que só não terminou em gol porque o time demorou para finalizar, dando tempo para a defesa flamenguista tumultuar a área. Mas mostrou que não estava tão morto como parecia ,tanto que na sequência Tchê Tchê fez uma jogadaça e deu o terceiro gol para novamente o ótimo Tiquinho Soares fazer 3 x 1. Aí foi a fez da gloriosa torcida do Botafogo cantar bem alto também.

Detalhe: O jogo não está fácil de apitar, mas a árbitra Edina Alves e as duas assistentes estavam muito bem na partida, conseguindo colocar as coisas em ordem quando foi necessário, mas Edina errou em não expulsar o Thiago Maia. Depois disso, o jogo continuou muito bom e, numa jogada espetacular de Éverton Ribeiro, que deixou Pedro na cara do gol, o fantástico goleiro Lucas Perri defendeu.

Logo depois, novamente num escanteio, Léo Pereira subiu e fez o seu segundo. Mas não deu tempo do Flamengo reagir e a vitória por 3 x 2 faz do Botafogo o líder isolado do Brasileiro, após três vitórias e 9 pontos. Um começo inesperado mas incrível do Botafogo de Futebol e Regatas.