Topo

Casagrande

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Copa do Brasil terá Sampaoli x Diniz e Abel x Vojvoda frente a frente

Colunista do UOL

02/05/2023 17h23

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Fazia tempo que o sorteio da Copa do Brasil não era tão interessante. Só grandes times, consequentemente, confrontos difíceis.

Obviamente, achei que o grande jogo desse sorteio é Flamengo x Fluminense, com Jorge Sampaoli x Fernando Diniz.O Tricolor é um time mais pronto, campeão carioca goleando o rival, e que joga um futebol envolvente, dinâmico, com ótimo toque de bola.

Já o Rubro-negro ainda não se acertou. Está com a defesa muito frágil, mas o estilo do Sampaoli já mudou a competitividade e a agressividade do seu time.

Acho que quando chegar o momento dos jogos os times estarão mais iguais e, nesse ponto, acho que o grupo do Flamengo é mais talentoso. Mas não tem como dizer um favorito nesse confronto.

Palmeiras x Fortaleza, Abel Ferreira x Juan Pablo Vojvoda. Um jogo dos mais interessantes, porque são dois modos diferentes de enxergar futebol. Estilos distintos, mas agressivos. E se tem um jogo que pode ter uma surpresa é esse. A segunda partida é no Castelão, onde o Fortaleza vem amassando os times. A última vítima foi o Fluminense, que se livrou de tomar uma goleada histórica.

O Palmeiras está falhando defensivamente, mas principalmente no foco, coisa que nos últimos anos jamais acontecia. O time cearense é muito forte quando o adversário fica disperso, porque é nesse momento que eles aceleram para pegar a defesa toda desmontada e em poucos toques chegar para finalizar.

O Palmeiras é favorito, mas é um confronto de risco, porque em um mínimo vacilo, o Fortaleza pode eliminá-lo.

Outro confronto de cachorro grande, e que já foi final de Campeonato Brasileiro, é Atlético-MG x Corinthians. A segunda partida será na Neo Química Arena, o que deixa o time do Parque São Jorge com um certo favoritismo.

O Galo está oscilando e vem perdendo jogos importantes em pleno Mineirão, como foi na Libertadores para o Libertad (Paraguai) e na primeira rodada do Brasileiro, para o Vasco.

O Timão não se encontrou desde o começo do ano. Foi muito mal no Campeonato Paulista, está mal no Brasileiro e complicado na Libertadores. Sem contar que quando joga fora de casa é uma presa fácil até para times da Série C, como foi com o Remo.

Para o mando de casa fazer efeito favorável precisa ter uma postura mais competitiva na primeira partida no Mineirão. Reverter um 2 x 0 contra o Remo ou Atlético-GO é uma coisa, mas contra o Atlético-MG será muito mais difícil de conseguir. Por jogar a segunda em São Paulo, acredito que o Corinthians tem um pequeno favoritismo.

Santos x Bahia e São Paulo x Sport são muito iguais.

Na Vila, o Peixe terá que fazer um grande jogo, porque se for na Fonte Nova para buscar resultado, será muito complicado, já que não é uma equipe consistente e agressiva, o que o Tricolor baiano, em casa, é.

O São Paulo terá a grande vantagem de jogar a segunda partida no Morumbi lotado e isso talvez faça total diferença para a classificação. Terá que suportar a pressão na Ilha do Retiro e conseguir um resultado mais acessível.

Palpites: Flamengo, Corinthians, Bahia e São Paulo. E o Fortaleza poderá ser a grande surpresa das oitavas de final da Copa do Brasil.