Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Goleiro Ramsdale dá esperanças de título ao Arsenal em um jogo espetacular
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
A Premier League está caminhando para os finalmentes, mas segue pegando fogo a cada rodada. É sempre assim do começo até o final, e, sem dúvidas, é o melhor campeonato de futebol do mundo. Não existe nenhum outro que se assemelhe com a intensidade, agressividade e a dinâmica de jogo do Campeonato Inglês.
Ontem (6), o Manchester City venceu o Leeds por 2 a 1, mas jogou bem só um tempo e foi pressionado no fim. Ademais, foi para a liderança com quatro pontos à frente do Arsenal.
Já neste domingo (7), o Arsenal encarou o Newcastle fora de casa sabendo que não poderia nem empatar para continuar sonhando com o título, visto que tem um jogo a mais.
Primeiro tempo
A partida começou em um ritmo forte, com o time da casa indo para cima. Depois de um quase erro da arbitragem, que marcaou um pênalti incorretamente e foi corrigido pelo VAR, os Gunners cresceram e entraram no jogo.
Como sempre, um dos grandes jogadores do campeonato, o também norueguês Odegaard, bateu da entrada da área com sua canhotinha precisa e abriu o placar.
O time do treinador Arteta começou a dominar e chegou mais duas vezes na cara do goleiro Nick Pope, que fez ótimas defesas contra Martinelli e Saka.
O jogo ficou mais aberto e, depois dos 20 minutos, o Newcastle se recuperou e equilibrou o jogo, colocando o Ramsdale para trabalhar também.
Joelinton vem fazendo um grande Campeonato Inglês. Ele só tem 26 anos, é forte fisicamente, se movimenta muito bem, mudando de posição e vindo mais de trás. Junto com o também brasileiro Bruno Guimarães, comanda o meio de campo e dá dinâmica ao Newcastle.
O Bruno já faz parte da seleção brasileira por ser um ótimo jogador jovem - inclusive, indo para a última Copa. Agora, o Joelinton também merece ser testado nessa reformulação da Canarinho.
Eu particularmente só vejo competição mesmo na Copa América e Copa do Mundo, porque as Eliminatórias viraram um monte de jogos sem nenhum valor com o novo regulamento.
Do lado do Arsenal temos o Martinelli, que está jogando demais, com felicidade e habilidade, e sendo outra grande opção pelo lado esquerdo ofensivo da seleção - ele também foi ao Qatar.
Voltando ao grande jogo que foi o primeiro tempo... Achei o Arsenal melhor, criando mais chances para ampliar o resultado do que o time do ótimo treinador Eddie Howe de chegar ao empate.
Os dois melhores times do campeonato têm ambições importantes, e praticamente já se garantiram na Champions League da próxima temporada. O Newcastle está na disputa com Manchester United e Liverpool. E precisa ficar esperto. Mas pelo futebol apresentado acho difícil não conseguir uma vaga.
O clima foi ficando tenso. Como a comentarista de arbitragem Renata Ruel falou na transmissão da ESPN: o árbitro não conseguiu segurar a onda dos jogadores.
O primeiro tempo foi tão bom que na última jogada Odegaard chegou na frente do Nick Pope e teve tudo para marcar novamente, mas o goleiro inglês fez outra grande defesa. O Arsenal talvez não seja o campeão, mas está jogando muito.
Segundo tempo
A exemplo do primeiro tempo, o Newcastle foi para cima e colocou outra bola na trave. Na sequência, Ramsdale fez uma defesa extraordinária em uma cabeçada à queima-roupa do zagueiro suíço Fabian Schär, evitando o empate novamente.
Nossa! Não dá nem para respirar! Isto porque o Arsenal não se intimidou e agrediu em seguida com outra grande jogada do brasileiro Martinelli, que gingou e acertou o travessão com um belo tapa na bola.
O público do lindo Estádio St. James Park estava extasiado. Mesmo acompanhando pela TV, nós também ficamos com esse jogaço. A torcida do Newcastle foi um show a parte cantando. Não pararam sequer um minuto, aumentando ainda mais a beleza do espetáculo.
Que intensidade louca. Todo mundo focado ao máximo em performar nos duelos espetaculares. Você via os jogadores exaustos, lutando o tempo todo, com uma vontade enorme.
Gabriel Martinelli fez uma jogada de linha de fundo e bateu. A bola desviou no zagueiro Fabian Schär e parou no fundo das redes, aliviando a pressão do Arsenal.
Nos últimos 10 minutos, o Arsenal se fechou completamente enquanto o Newcastle continuou apertando, mas com menos intensidade pelo desgaste físico e psicológico das equipes.
Foi uma partida espetacular dos dois times. Desde os dois goleiros (Nick Pope, do Newcastle, e principalmente Ramsdale, do Arsenal), que pegaram demais nessa partida, até todos os jogadores em campo que demonstraram uma intensidade gigante.
Na classificação de momento, o City está em primeiro, com 82 pontos e quatro jogos pendentes. Já o Arsenal segue na vice-liderança, com 81, mas com apenas três partidas faltando.
A realidade é que ninguém pode vacilar.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.