Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.
O que mais Abel Ferreira precisa ganhar para ter o justo reconhecimento?
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Independentemente do que aconteça na temporada, o Palmeiras é sem dúvida o time mais forte do continente.
Melhor administrado, melhor treinado, elenco mais comprometido e equilibrado, e aquele que apresenta resultados todos os anos desde a chegada de Abel Ferreira.
De 2020 para cá, todos os grandes times do Brasil passaram ou passam por fortes crises, menos a Sociedade Esportiva Palmeiras, apesar de ainda ter uma parcela da imprensa com dificuldade para reconhecer isso.
Só em 2023, antes do meio do ano, já estiveram em crise Santos, São Paulo, Corinthians, Atlético-MG, Cruzeiro, Flamengo, Botafogo (que agora está bem), Vasco, Internacional e Grêmio.
O Fluminense, que está em grande fase, esteve em crise nos anos anteriores até chegar a esse momento mágico. Mas não tem um ano de um trabalho consistente com o Fernando Diniz, enquanto o Abel já vai fazer três anos.
Com ele, todos os torneios disputados no nosso continente o Palmeiras ganhou, enquanto os outros batem cabeça.
O Jorge Jesus fez um trabalho espetacular em 2019, com um futebol maravilhoso de se ver, ganhando o Brasileiro e a Libertadores. Mas não teve a contraprova do seu trabalho, porque ele deixou o Flamengo na mão.
Até hoje pressiona qualquer treinador que vai para a Gávea e sempre o seu nome entra como um dos principais da lista para ser assumir a seleção brasileira. E o Abel Ferreira, que ganhou tudo, ainda fica por baixo.
O trabalho do Abel é muito mais consistente, seguro e vencedor do que o de qualquer outro treinador que esteja no Brasil. Ele tem total controle sobre o grupo de jogadores, que não tem nenhuma panela nociva que possa atrapalhar o seu trabalho.
Quando precisou ser rígido e tomar decisões fortes, foi lá, fez e ninguém contestou, como foi com Patrick de Paula, Gabriel Veron e Renan, que estavam fugindo do comportamento de respeito com o grupo e o clube.
Deu uma última chance ao Gabriel Menino, e valeu a pena, porque aos trancos e barrancos entendeu que estava na "marca do pênalti", mas reagiu e virou titular com a saída do Danilo.
Está fazendo um ótimo trabalho de amadurecimento com o garoto Endrick, que pode ser no futuro um grande jogador, assim como o Giovani.
É genial no trabalho mental de seus jogadores e isso é bem claro nas partidas. Um time que raramente perde o foco, a concentração e o comprometimento, com os treinos e os jogos. Não tem reclamação, porque o Abel Ferreira faz com que todos se sintam importantes de verdade.
Para mim o seu trabalho é incontestável, e ele seria o primeiro da minha lista para a difícil tarefa de reformular uma seleção totalmente esfacelada, moralmente e tecnicamente.
Quantos títulos mais o Abel Ferreira precisa ganhar para ter o seu verdadeiro e justo reconhecimento?
Os treinadores brasileiros podem até "torcer o nariz", mas não tem nenhum igual a ele, neste momento, trabalhando no país.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.