Topo

Casagrande

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Igualados no Brasileiro, Flamengo e Bahia fazem jogo de massas em Salvador

Jorge Sampaoli, técnico do Flamengo, e Renato Paiva, técnico do Bahia - Montagem UOL
Jorge Sampaoli, técnico do Flamengo, e Renato Paiva, técnico do Bahia Imagem: Montagem UOL

Colunista do UOL

13/05/2023 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A linda cidade de Salvador terá um jogo de times de massa hoje, que, para mim, é bem importante e emocional.

Bahia x Flamengo se enfrentam às 16h na Fonte Nova e entram na sexta rodada do Brasileirão com os mesmos seis pontos.

Antes de escrever sobre esse jogo, vou contar o porquê é uma partida especial para mim.

Cheguei em julho de 1993 no Flamengo e já saímos para uma excursão de um mês pela Europa. Na volta, no dia 7 de setembro, fizemos nossa estreia no Campeonato Brasileiro.

Jogamos no feriado na antiga Fonte Nova lotada, e o jogo terminou empatado por 1 a 1. Fiz meu primeiro gol pelo Flamengo aqui no Brasil, e o Bahia empatou com o ótimo centroavante Marcelo. Por isso, tenho carinho por esse confronto.

É uma rodada importante porque os dois times precisam urgentemente da vitória. Nenhuma das duas equipes conseguiu até agora engatar uma sequência e andar na classificação.

O time da Gávea tem um grande elenco com jogadores talentosos que podem resolver uma partida a qualquer momento, mas já perdeu tempo no Campeonato Brasileiro e dificilmente lutará pelo título.

Mas está vivíssimo na Copa do Brasil, apesar de ter pela frente o grande rival que o goleou na final do Campeonato Carioca.

O Flamengo de Sampaoli baterá de frente com o Fluminense de Fernando Diniz e irá disputar uma vaga para a sequência da Copa do Brasil.

Na Libertadores, está mais tranquilo na fase de grupos, porque é o melhor time do grupo, mas ainda precisa se afirmar no ano, o que ainda não aconteceu.

A realidade do Bahia é completamente diferente. Voltou este ano para a Série A do Campeonato Brasileiro, mas precisa ficar atento, porque está muito perto do Z4.

Também está nas oitavas da Copa do Brasil e enfrentará o Santos, time que acabou de perder por 3 a 0. Neste ano, tem dois objetivos claros pela frente. O principal é permanecer na série A e depois tentar algo surpreendente na Copa do Brasil

Bom, é um clássico de times de massa numa Fonte Nova que faz parte da história do futebol brasileiro.

O Flamengo já ganhou sete vezes o Campeonato Brasileiro e sempre entra como um dos favoritos. O Bahia foi o primeiro campeão brasileiro, ganhando do Santos de Pelé em 1959, e depois voltou a vencer em 1989.

É uma partida que tem tudo para ser super intensa e disputada. Os dois precisam da vitória.

De um lado, o português Renato Paiva. Do outro, o argentino Jorge Sampaoli. O duelo dos treinadores também será muito interessante.

Bahia x Flamengo, o jogo das massas.