Topo

Casagrande

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Surge na Vila mais um candidato a grande jogador: Deivid Washington

Deivid Washington, do Santos, comemora gol sobre o Bahia - MAURÍCIO DE SOUZA/DIÁRIO DO LITORAL/ESTADÃO CONTEÚDO
Deivid Washington, do Santos, comemora gol sobre o Bahia Imagem: MAURÍCIO DE SOUZA/DIÁRIO DO LITORAL/ESTADÃO CONTEÚDO

Colunista do UOL

15/05/2023 14h13

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Parece que surgiu mais um candidato a grande jogador lá na Vila Belmiro.

Sem citar muitos nomes através da sua história, porque já foram muitos. Mas faço questão de citar quatro, porque sou muito fã de três e o outro foi o último jogador acima da média que surgiu por lá.

Pelé, Clodoaldo, Edu e Neymar são ótimos exemplos para usar uma frase que tem num quadro lá na Gávea: "O Santos faz craques em casa".

Nos últimos anos, por necessidade, o Santos lançou alguns jovens que se destacavam na base, e acredito que quando o time pegar confiança, eles vão começar a mostrar seus talentos.

Marcos Leonardo já é uma realidade como um centroavante forte fisicamente e um fazedor de gols implacável.

Ângelo surgiu bem novinho, teve problemas com a torcida santista, mas é muito bom jogador. Ele é um daqueles que tenho certeza que, com confiança, irá deslanchar. E temos que levar em conta que ele recusou uma proposta do Flamengo para ficar na Vila, demonstrando ter personalidade e amor ao clube.

Mas agora surgiu aquele que mais vem me impressionando, pela técnica, inteligência, movimentação e ousadia.

Deivid Washington está mostrando que tem tudo para se transformar em mais um grande jogador revelado pela base do Santos. O gol que fez na vitória por 1 a 0 contra o Vasco, em São Januário, foi de um jogador muito acima da média, por ter só 17 anos.

Frieza, inteligência e rapidez no raciocínio para decidir o que iria fazer. Decidiu mostrar para quem quisesse que ali tem um centroavante diferente.

Foi uma bela jogada do Lucas Lima, mais uma vez, que passou para o Deivid Washington dentro da área. Ele dominou e, muito rápido, deu um tapa preciso entre o zagueiro e trave, que era o único espaço que tinha para fazer o gol. Cabeça erguida e, quando recebeu o passe, já sabia o que poderia fazer para marcar um golaço.

Fez uma jogada de craque com a maior simplicidade do mundo. Tem facilidade para driblar como se fosse um ponta, exatamente porque era essa a sua posição na base.

Fez dois gols nos últimos dois jogos. O primeiro foi na ótima vitória contra o Bahia, no meio de semana, na Vila Belmiro, e o segundo na casa do rival.

O garoto está em boas mãos com o treinador Odair Hellmann e com o dirigente que foi um verdadeiro craque, Paulo Roberto Falcão.

Já temos motivos de sobra para assistirmos o Santos Futebol Clube. No meio de semana, teremos os jogos de ida das oitavas da Copa do Brasil, e o Santos enfrentará novamente o Bahia na Vila Belmiro.

Acredito que o torcedor santista deva estar empolgado com a melhora do time e o surgimento de mais um menino promissor. Não podemos exagerar dizendo que ele já é um fenômeno. Mas, pelo que vi, tem tudo para se transformar em um.