Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.
Rodada pode definir o futuro de Mano Menezes e de Luxemburgo
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Domingo do jeito que o paulista gosta, com um solzinho só para deixar o céu azulzinho, mas com frio. Um típico dia de outono. A rodada do Campeonato Brasileiro de hoje (21) nos oferece dois jogaços complicados.
Às 16h, teremos Flamengo x Corinthians, num Maracanã lotado, com a nação Rubro-Negra empolgada com a recuperação do futebol do time com Jorge Sampaoli.
O Flamengo precisa vencer para não perder de vista os primeiros colocados e ainda pensar na luta pelo título. Tem um elenco com indiscutível talento, mas que precisa recuperar a confiança. Para esse jogo, é super favorito, porque irá pegar um time desmantelado, desorganizado e, se for covarde taticamente, corre o risco de ser goleado.
Luxemburgo não venceu nas cinco partidas que já dirigiu o Corinthians, e está claro que o time está cada vez pior, sem confiança, jogando como time pequeno, que segue literalmente a "cartilha" do rebaixamento.
Todos os rebaixados perdem fora e empatam ou vencem, às vezes, em casa, e essa está sendo a estrada que o Corinthians se encontra. Mas não acho absurdo o time fazer uma boa partida e conseguir um bom resultado, porque, em algum momento, o Corinthians precisa voltar a jogar melhor. Sinceramente, acho improvável nesse momento. Não dá para ficar só se defendendo contra essa equipe flamenguista, com jogadores super criativos, com muita movimentação e muito agressivo.
Sabendo que o Duílio Monteiro Alves, presidente do Corinthians, não tem personalidade, liderança e muito menos convicção, o Vanderlei Luxemburgo está correndo um sério risco de ser demitido, principalmente se lá no Sul o Mano Menezes também sair.
Já que falei do Sul, lá teremos, às 18h30, um GreNal daqueles terríveis. A rivalidade é sempre imensa e muitas vezes exagerada, terminando com violência. Espero que só joguem bola e não se provoquem, porque o pavio nesse clássico é curto dentro e fora de campo.
Mas, falando de bola rolando, o Internacional está numa situação bem crítica, principalmente no rendimento, perdendo em sequência. Pelo Campeonato Brasileiro, foi derrotado pelo São Paulo, Athletico-PR e Atlético-MG, enquanto que pela Copa do Brasil foi superado pelo América-MG — todos pelo placar de 2 x 0.
É por causa destes resultados ruins que o treinador Mano Menezes está numa situação muito complicada. Dizem que a sua demissão vai ocorrer, independentemente do resultado no clássico.
O Grêmio também não está num momento agradável na temporada, porque tem oito pontos no campeonato, sendo um a mais que seu rival. Na Copa do Brasil, empatou em casa por 1 x 1 com o Cruzeiro. Pela história que tem, visto que é considerado o melhor jogador da história do clube e também um treinador vencedor, o Renato Gaúcho não corre riscos nesse momento, mas um resultado negativo em casa para o grande rival pode complicar a sua situação, apesar de que ele tem créditos de sobra.
Mas por que está ligado uma possível demissão do Mano com a do Luxemburgo? Porque o Mano Menezes foi procurado pelo Corinthians, empregado no Internacional e recusou exatamente por ser ético ao não deixar o Colorado na mão para voltar ao time do Parque São Jorge.
Mas não tenho nenhuma dúvida de que, se sair do Colorado, será procurado novamente e, livre no mercado, acho que aceitará. Na minha opinião, é o cara certo para organizar e reabilitar o time do Corinthians.
De certa forma, essa rodada pode ter mudança de comando nos times desses clubes.
No Maracanã, o favoritismo do Flamengo é enorme, e a possibilidade de perder para o Corinthians é mínima. Na Arena do Grêmio, quem perder entra em crise, e o empate não faz ninguém andar na tabela, e o ambiente dos dois rivais se complica.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.