Topo

Casagrande

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Atlético-MG x Athletico: o jogo mais importante e decisivo na Libertadores

Colunista do UOL

23/05/2023 13h15

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Neste meio de semana teremos o início dos jogos de volta da Libertadores e da Sul-Americana.

De todos esses jogos, separei aquele que eu acho o mais importante, difícil e decisivo para duas equipes brasileiras. Nesta terça-feira (23) jogam Atlético-MG x Athletico, no Estádio do Mineirão, pelo Grupo G da Libertadores.

O Galo está numa situação muito complicada nesse grupo, porque nos três primeiros jogos só fez 3 pontos e está em terceiro. A situação do Grupo G é essa: Athletico (7 pontos), Alianza Lima (4 pontos), Atlético-MG e Libertad (3 pontos).

O time do treinador Eduardo Coudet não pode nem pensar em empatar, porque não corre só risco de ficar de fora da próxima fase da Libertadores, mas também de ficar em último no grupo e nem disputar o playoff para a Sul-Americana, o que seria um vexame completo.

Já o Furacão tem uma forte equipe treinada pelo Paulo Turra, que segue o ótimo trabalho que fez o agora diretor de futebol Luiz Felipe Scolari (Felipão).

Tem um esquema tático muito agressivo em todos os setores, marca forte, tem um meio-campo que não dá espaço para o adversário pensar e costuma ditar a dinâmica do jogo com um ataque intenso, rápido, que conta com um dos melhores atacantes jovens do Brasil, Vítor Roque.

Num Mineirão lotado, com uma torcida inflamada, o Galo terá que fazer uma partida impecável, coisa que ainda não aconteceu nesta temporada.

Acredito que tentará fazer um jogo muito intenso e agressivo, como fez contra o Corinthians na Copa do Brasil. Só que terá uma equipe pela frente que aproveita muito bem os buracos que o adversário deixa quando vai para cima.

Teremos duelos interessantíssimos nesse jogo, com dois ataques fortíssimos contra duas defesas que marcam forte e chegam junto nos atacantes.

De um lado, Paulinho; do outro, Vítor Roque: atacantes da nova geração, são super talentosos. Sou fã dos dois e acredito que farão parte da reformulação da seleção brasileira.

Na segunda rodada, lá na Arena da Baixada, o Athletico venceu por 2 a 1, mas foi um atropelo. Agora chegou a vez do Atlético-MG tentar devolver, não só com a vitória, mas também com um rendimento convincente, porque depende desse resultado para saber qual será o futuro da equipe.

No Campeonato Brasileiro, o Galo tem 13 pontos, e o Furacão, 12.

Na Copa do Brasil, a vida do time mineiro é bem melhor, porque venceu o Corinthians em casa por 2 a 0 e tem grandes chances de passar para as quartas pela diferença atual dos times.

Já o Athletico terá uma difícil tarefa pela frente, porque apesar de ter vencido o forte Botafogo por 3 a 2 de virada em casa, vai decidir a vaga no estádio Nílton Santos, no Rio.

Esses dados mostram que, neste momento, os times estão bem equilibrados. Tem tudo para ser um grande jogo.