Topo

Casagrande

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Dorival Júnior faz trabalho espetacular e consertou o São Paulo

Dorival Jr, técnico do São Paulo, após a vitória sobre o Goiás, pelo Brasileirão - Abraão Soares/Agência Estado
Dorival Jr, técnico do São Paulo, após a vitória sobre o Goiás, pelo Brasileirão Imagem: Abraão Soares/Agência Estado

Colunista do UOL

28/05/2023 08h40

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Dorival Jr consertou o São Paulo, assim como já havia feito com o Flamengo em 2022, vencendo a Copa do Brasil e a Libertadores.

Podemos dizer que o São Paulo era um antes do Dorival Jr e um outro completamente oposto depois dele. Com o Rogério Ceni, não tinha um time, era desorganizado, ambiente ruim e não conseguia engatar vitórias seguidas e muito menos um rendimento aceitável, deixando parecer que a equipe era muito ruim e que não tinha como mudar.

Entretanto, desde quando o Dorival assumiu, o Tricolor evoluiu muito e resultados surpreendentes apareceram. Depois da vitória por 2 a 1 contra o Goiás, ontem (27), no Morumbi, a equipe chegou ao inimaginável terceiro lugar. Mas claro que a rodada ainda não acabou. Independentemente disso, está muito melhor do que se esperava.

O São Paulo também está muito bem na Copa do Brasil e na Sul-americana. O trabalho que Dorival Jr está fazendo é espetacular, mostrando que ele é muito melhor do que alguns pensam que é. Acredito que seu nome pode ganhar força para ser o treinador da seleção brasileira, caso o Tricolor continue evoluindo.

Já falei diversas vezes que, na minha visão, o técnico deveria ser o Abel Ferreira, mas se tivesse que escolher um brasileiro nesse momento não pensaria duas vezes em apontar o Dorival Jr.

Fomos adversários nos anos 80, quando ele era volante da Ferroviária e eu atacante do Corinthians. Sempre gostei dele como pessoa e, obviamente, como profissional. É um ótimo treinador e um grande cara, sem contar que seu comportamento na área técnica é dos melhores possíveis. Tem o tom certo para fazer reclamações sem ofender a arbitragem, é discreto não querendo ser o centro das atenções e isso é uma virtude rara nos treinadores atuais.

No meio desta semana disputará a vaga para avançar na Copa do Brasil com o Sport, no Morumbi, mas tem uma vantagem enorme porque seu time já venceu o jogo de ida, na Ilha do Retiro, por 2 x 0.

O São Paulo vem comendo pelas beiradas, sem chamar muita atenção, quietinho e subindo na classificação do Campeonato Brasileiro, enquanto alguns favoritos iniciais antes do torneio estão ficando para trás. O time está redondinho sem ter nenhum craque acima da média, mas com um coletivo forte, organizado, junto com uma tática bem definida e fácil do elenco se enquadrar.

Não apresenta um futebol encantador, mas competitivo, não tem um jogo altamente técnico, mas tem muita entrega em campo. Isso sem contar com o enorme número de jogadores no departamento médico e alguns ficarão por lá muito tempo, como o argentino Galoppo.

Com o Rogério Ceni, era um time inseguro e sem confiança, mas com o Dorival Jr é uma equipe segura e confiante. Basta que os jogadores acreditem na ideia do treinador que as coisas começam a dar certo.

E pensar que a "genial" diretoria do Flamengo demitiu o Dorival alegando que ele não tinha mais como fazer o time evoluir. Sem contar com a incompetência da diretoria do Corinthians que poderia tê-lo contratado assim que Vitor Pereira mentiu e saiu do clube, porque estava livre com dois títulos importantes vencidos.

Bom, o importante é que ele está trabalhando muito bem e acredito que coisas boas acontecerão para ele e, claro, para o Tricolor.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL