Topo

Casagrande

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Na raça como gosta a fiel, Corinthians volta a vencer com gols de R. Guedes

Roger Guedes é o melhor jogador do Corinthians na temporada - GettyImages
Roger Guedes é o melhor jogador do Corinthians na temporada Imagem: GettyImages

Colunista do UOL

28/05/2023 18h34Atualizada em 29/05/2023 14h18

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

No Brasileirão 2023, os jogos decisivos começaram a acontecer logo no começo. Corinthians x Fluminense é um desses.

Para o time do Parque São Jorge, era uma partida de desespero e não existia outro resultado senão a vitória para sair da zona de rebaixamento.

Do lado do time das Laranjeiras, a vitória valia para continuar na turma dos primeiros colocados. Em campo, a equipe foi dirigida pelo auxiliar de Fernando Diniz.

Antes do jogo, foi exibido um vídeo no telão da Neo Química Arena com a importante e necessária campanha realizada pela CBF: COM RACISMO NÃO TEM JOGO.

O jogo começou bem intenso, com o Fluminense controlando a posse a bola e tentando ditar a dinâmica. Já o Corinthians apostou na velocidade do contra-ataque para surpreender a defesa carioca.

A partida correspondeu à importância que tem, ou seja, foi bem disputada. E com um confronto interessante entre dois dos grandes goleiros da história do futebol brasileiro dos últimos anos.

Cássio é o maior goleiro da história do Corinthians, na minha opinião, pelo menos de 1970 para cá. E nos últimos anos vem fazendo uma diferença importante já que o time está numa fase ruim há anos.

Já o Fábio tem uma história incrível no Cruzeiro, mas quando foi contratado pelo Fluminense surgiram muitas dúvidas por ele ter 42 anos. Porém, ele está demonstrando toda a qualidade e atravessa umas da grandes fases da sua carreira. Na última quinta-feira (25), fez uma partida impressionante na derrota por 1 x 0 na altitude de La Paz para o The Strongest.

Além dos momentos opostos dos clubes no campeonato, tem ainda uma grande diferença entre eles.O Fluminense tem um craque na criação das jogadas, como o Paulo Henrique Ganso, e o Corinthians não tem ninguém (até entrar o Renato Augusto), sendo um dos grandes problemas do time.

Falando do jogo, o tricolor arriscou bem de fora da área, principalmente com John Arias, que chutou duas vezes dando canseira para o Cássio, enquanto o timão não conseguiu nenhum chute até os 22 minutos de jogo.

Com o passar dos minutos, o jogo foi ficando com a mesma cara dos últimos do Corinthians, ou seja, a bola bate na frente e volta com o Fluminense, que dominou totalmente as ações.

Numa troca de passes incrível e com o Corinthians todo atrás, Ganso achou um buraco defensivo com toda sua genialidade e colocou Lima sozinho na área. Lima tocou para trás, Samuel Xavier finalizou e Cássio fez uma importante defesa

O Corinthians, mesmo jogando em casa, teve uma enorme dificuldade para finalizar no gol adversário. Cássio começou a ser bombardeado pelo ataque carioca e, num chute do André, fez grande defesa.

O meio campo do Corinthians é muito previsível, sem criatividade e lento para sair com a bola para o ataque. Um dos motivos é que o volante Roni faz muitas faltas e toca só para o lado e para trás — isso deixa o ritmo do time lento.

Do lado do Fluminense, é sempre uma tensão quando o Felipe Mello sai para o combate, porque termina sempre em falta. Numa dessas, ele deu uma "gravata" no Yuri Alberto e levou o cartão amarelo.

O primeiro tempo terminou e o Corinthians conseguiu uma só finalização na direção do gol, com Fábio só assistindo ao jogo. A diferença foi clara, com a estatística mostrando uma goleada por 6 x 0 do Fluminense em chutes a gol.

O segundo tempo começou com o Corinthians partindo para cima e surpreendendo o Fluminense. Logo de cara, Maycon deu o primeiro chute do time no gol, com Fábio fazendo uma grande defesa.

Aos poucos, o Fluminense foi saindo e, em menos de 5 minutos, conseguiu duas jogadas perigosas de ataque.

Num contra-ataque rápido, porém, o Corinthians conseguiu acertar a jogada numa virada de jogo do Matheus Bidu, que achou Yuri Alberto nas costas de Felipe Melo. O centroavante jogou para dentro da área e Roger Guedes fez de cabeça o 1 x 0. Ufa!

Fazia muito tempo que o corintiano não comemorava um gol e que não via o time ser mais agressivo e ofensivo.

Logo em seguida, Fernando Diniz tirou Felipe Mello e puxou André para a zaga, colocando o atacante John Kennedy para tentar empurrar o Corinthians para trás.

Mas Vanderlei Luxemburgo chamou Renato Augusto e a Arena foi ao delírio, porque ele é a esperança de um jogo mais técnico e criativo.

O Renato entrou num momento do jogo que o Corinthians era melhor. Se antes estava só no contra-ataque por falta de criatividade no meio, ganhou a opção da jogada mais trabalhada, com um passe mais qualificado de um jogador genial para criar.

A primeira coisa que melhorou muito no time do Corinthians é o espírito de luta dos jogadores, que era um dos motivos de maior reclamação da torcida.

Outra coisa, o Yuri Alberto, no segundo tempo, começou a segurar a bola na frente, fazendo o pivô e ajudando a equipe a sair de trás.

Aos 40 minutos, John Kennedy dominou dentro área, virou e bateu forte para mais uma grande defesa de Cássio.

Em seguida, outra vez John Kennedy ficou com a sobra na cara do Cássio, mas chutou para fora.

A raça voltou ao time do Corinthians, a vibração apareceu novamente na Arena e o Timão voltou a vencer com gols do melhor jogador do time desde o começo da temporada.

Roger Guedes tem um estilo agressivo, veloz e procura sempre ir na direção do gol em busca da finalização.

Com a recuperação moral do time, nada é impossível. Principalmente com a volta do seu líder técnico, Renato Augusto.

O Corinthians não fez uma partida dos sonhos, mas venceu e saiu da zona de rebaixamento.

Corinthians 2 x 0 Fluminense, com mérito, na minha opinião.