Topo

Casagrande

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Marinho e Matías Rojas são bons reforços, mas times devem ter pés no chão

Marinho interessa ao São Paulo e Matías Rojas, a Corinthians e Botafogo - Gilvan de Souza/Flamengo e SOPA Imagens/LightRocket via Getty Images
Marinho interessa ao São Paulo e Matías Rojas, a Corinthians e Botafogo Imagem: Gilvan de Souza/Flamengo e SOPA Imagens/LightRocket via Getty Images

Colunista do UOL

30/05/2023 13h24

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Estou acompanhando pela imprensa as possíveis movimentações dos clubes para reforçarem seus elencos.

Na minha opinião, tirando o Palmeiras, todos os outros da Série A necessitam qualificar seus grupos de jogadores.

Começando pelo bom time que o Dorival Jr conseguiu montar no São Paulo, com os mesmos jogadores que estavam desde o começo do ano e não virou um time nas mãos do Rogério Ceni.

Por ter muitos jogadores no departamento médico, o Tricolor precisa de mais quantidade e qualidade para aumentar o leque de opções e facilitar para o Dorival montar seu time nas três competições que disputa.

Estão falando forte no nome do Marinho, que foi afastado no Flamengo. Seria uma grande contratação para dar mais agressividade e velocidade pelo lado direito, ganhando também uma forte alternativa para o chute de longa distância (míssil aleatório).

Mas o Tricolor precisa ter os pés no chão na hora de gastar. Precisa fazer uma proposta financeira que poderá pagar, porque o Marinho está em baixa nesse momento e ganhar o que o Flamengo paga é impossível e não vale agora.

O Marinho está encostado e, desde quando chegou na Gávea, não conseguiu ganhar seu espaço e nem o coração da massa rubro-negra.

90% dos clubes vivem com dívidas e os jogadores precisam se adequar a isso. O caso São Paulo/Marinho é um desses. Pode ser um forte reforço mas com os pés no chão.

O Corinthians é outro de que está falando em alguns jogadores, e precisa com urgência. Mas também precisa ter os pés bem presos no chão, porque tem dívidas gigantescas, inclusive com ex-jogadores. Não havia pago a empresa de limpeza da Arena e bloquearam mais de 3 milhões na conta bancária.

Um nome que está circulando forte nos noticiários é o do meia paraguaio Matías Rojas, do Racing da Argentina, e também surgiu o nome do volante colombiano Cuellar, ex-Flamengo.

O Corinthians precisa contratar jogadores para serem titulares e não para aumentar o elenco. Tanto o Matías Rojas como o Cuellar elevariam a qualidade do time e chegariam para jogar.

Um meia dinâmico, criativo, alto (1,80 m) é ideal para entrar no time e dividir com Renato Augusto a criação das jogadas. O Cuellar é um volante que marca, organiza o time com ótimo passe, e também ocuparia uma faixa do campo que o time tem dificuldade, porque o Fausto Vera está sobrecarregado nessa função de dar velocidade na saída de bola, apoiando os meias na troca de passe.

Mas desconfio muito do Duilio Monteiro Alves, porque desde quando entrou falou diversos nomes, com arrogância, fazendo a torcida corintiana acreditar que poderia ver com camisa alvinegra jogadores como Suárez, Cavani, Firmino, por exemplo.

Outra especulação seria o interesse do Everton no Yuri Alberto, o que acho muito estranho.

O futebol inglês contrata jogadores que estão demonstrando valor pelo menos há 2 ou 3 anos, e atacante que estão fazendo gols. Não é o caso do Yuri Alberto.

No segundo tempo contra o Fluminense, ele melhorou em relação ao resto do ano, mas não está jogando bola para algum time da Premier League se interessar.

Até porque o Everton fugiu do rebaixamento na bacia das almas. Está precisando de um atacante que faça gols e segure a bola na frente para ajudar a equipe sair de trás, o que não é o caso do Yuri neste momento.

Mas vamos supor que seja verdade. Se a proposta for alta, eu negociaria, sim. Porque o clube está com muitas dívidas e o Duilio precisa fazer pelo menos uma negociação favorável para o Corinthians. Porque todas as que fez podem ter sido boa para alguém, mas não para o Sport Club Corinthians Paulista.

Outra notícia é que o Flamengo irá reformular o elenco na janela do meio do ano. Acho que já passou do tempo de fazer isto, mas não no meio da temporada.

A direção de futebol do Flamengo, junto com seu presidente Rodolfo Landim, são os maiores responsáveis por esse ano desastroso até agora. E podem errar mais uma vez de forma irrecuperável para esta temporada.

Até o líder Botafogo, que está jogando muito, precisaria aumentar e qualificar o elenco. Pelo que diz a imprensa, também está interessado no meia paraguaio Matías Rojas, o que seria uma ótima contratação para o Glorioso.

Esses são alguns exemplos do movimento que os clubes estão fazendo para melhorar os seus elencos, cada um com objetivos diferentes.