Topo

Casagrande

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Emerson Palmieri é exemplo de brasileiro bem-sucedido, mas pouco falado

Emerson Palmieri, campeão da Conference League pelo West Ham - Chris Brunskill/Fantasista/Getty Images
Emerson Palmieri, campeão da Conference League pelo West Ham Imagem: Chris Brunskill/Fantasista/Getty Images

Colunista do UOL

09/06/2023 13h22

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Eu não tenho nem ideia de quantos jogadores brasileiros jogam na Europa, mas sei que por aqui só se fala dos mesmos.

Muitos merecem destaque mesmo, mas tem outros que não fazem nada ou nem jogando estão, mas sempre aparecem nas manchetes. É aquela coisa de ganhar cliques e seguidores que virou mais importante do que as informações e as notícias verdadeiras.

Então vou falar de um desses brasileiros que é pouco falado, mas que ganhou quase todos os títulos no continente europeu.

Emerson Palmieri, que já se naturalizou italiano, é o cara que deixou sua marca em torneios super desejados por jogadores e clubes. Na época que foi lateral esquerdo no Chelsea, venceu a histórica Copa da Inglaterra (2017/18), a Europa League (2018/19), a Champions League (2020/21) e a Supercopa da Uefa (2021).

Nesta semana, jogando pelo West Ham, foi campeão da Conference League, vencendo a Fiorentina por 2 x 1, em Praga.

E não para por aí, porque pela seleção italiana venceu um título histórico para o país, que foi a Eurocopa (2020), ganhando da Inglaterra nos pênaltis em pleno estádio de Wembley lotado.

Emerson nasceu em Santos, em 1994 (28 anos), começando a sua carreira na Vila Belmiro, onde foi campeão paulista de 2011 e 2012, além da Copa São Paulo de Futebol Júnior em 2013. Ainda defendeu a seleção brasileira sub-17, vencendo o Campeonato Sul-Americano.

Portanto existem outros jogadores que são vencedores e que esquecemos, ou não temos boa vontade em destacar seus feitos importantes.

Emerson Palmieri é um dos brasileiros mais bem-sucedidos no futebol europeu, escolhendo se naturalizar italiano depois que passou pelo Palermo e pela Roma, como tantos outros que foram renegados pelos treinadores da seleção brasileira.

Assim como Jorginho (Arsenal), que nasceu em Santa Catarina e também é multicampeão no continente europeu, só fomos prestar atenção no seu futebol quando jogou por Napoli, Chelsea e seleção italiana, tendo sido o melhor jogador da Uefa 2020/21 e terceiro na Bola de Ouro de 2021.

Diego Costa (Wolverhampton), que nasceu em Sergipe, também foi diversas vezes campeão pelo Atlético de Madri, assim como pelo Chelsea, e não foi só por lá, mas em 2021 venceu o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil pelo Atlético-MG, entre tantos outros, assim como ainda acontecerá com muitos daqui para frente.

O futebol brasileiro precisa parar de enxergar sempre os mesmos e direcionar o olhar para outros que estão fazendo sucesso na Europa e que daqui a pouco serão convidados a se naturalizar.

Não estou dizendo que todos têm nível para vestir a camisa amarela da seleção, mas não custa nada ir checar para não sermos pegos de surpresa.

Neste momento tem o ex-lateral esquerdo do Corinthians, Carlos Augusto, que fez um grande Campeonato Italiano pelo Monza, chamando a atenção da Internazionale de Milão, que disputará a final da Champions League neste sábado (10) contra o Manchester City, em Istambul.

Neste momento de reformulação, vale a pena ir fazer uma vistoria geral nos jogadores brasileiros que estão nas grandes ligas.

Normalmente esses jogadores tomam essa decisão porque, mesmo jogando bem e sendo valorizados na Europa, se sentem esquecidos e deixados de lado pelo futebol brasileiro.

Claro que pesa também a vontade de realizar o sonho de jogar uma Copa do Mundo e uma Eurocopa.

Pelo futebol e pelos resultados apresentados nos últimos 21 anos pela seleção brasileira, não podemos nos dar o luxo de desprezar qualquer jogador.

Mas, para esses jogadores não passarem batidos, a imprensa precisa ter um olhar mais amplo e não só para um grupinho seleto.

Bom, esse texto é para valorizar os feitos importantíssimos realizados pelo jogador brasileiro/italiano Emerson Palmieri.