Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.
Consistência é a chave para o Botafogo encarar o Palmeiras como líder
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
O jogo entre Palmeiras e Botafogo, hoje (25), no Allianz Parque, tinha tudo para ser uma final momentânea. Isso se o time do Abel não tivesse perdido a invencibilidade no Brasileirão no meio de semana para o Bahia.
A trilha que o time do outro grande treinador português Luís Castro está fazendo é bem consistente e segura até agora. O Botafogo está interpretando perfeitamente a estratégia para um campeonato de pontos corridos. Empatar nesse campeonato é roubada e não leva a lugar nenhum, basta comparar a trajetória dos dois times antes da rodada do meio de semana.
O Palmeiras não havia perdido ainda, mas tinha quatro empates, e o Botafogo tinha (continua tendo) duas derrotas, porém sem nenhuma igualdade... E está na liderança.
Se uma equipe em quatro jogos vence duas e perde duas, faz seis pontos. Por outro lado, a outra que não perde nenhuma, mas empata todas, só fará quatro. Parece uma conta óbvia, mas na estratégia não é.
O Botafogo até agora no campeonato joga para cima todos os jogos, em casa ou fora, buscando a vitória sem se preocupar com a derrota e evitando ao máximo empatar. Na vitória contra o Cuiabá, foi envolvido pelo adversário, que jogou melhor, mas, mesmo assim, queria vencer e não empatar.
O Palmeiras nesse campeonato, fora de casa, está, em alguns jogos, se contentando com o empate e foi dessa forma que perdeu para o Bahia. No final do jogo, preferiu segurar o empate em invés de tentar buscar a vitória. Acabou perdendo.
Pelo resultado da rodada do meio de semana, o Botafogo chega com cinco pontos a mais que o Palmeiras e "cortou o barato" de todo mundo que esperava que essa partida decidiria a liderança do campeonato. De qualquer forma, continua sendo um jogo importantíssimo para o torneio.
Uma vitória do Botafogo fará a equipe disparar. Por outro lado, se o Palmeiras vencer, poderá embolar tudo se Grêmio e Flamengo também vencerem. De qualquer forma, não se pode mais negar que o time de Luís Castro é o mais regular e está usando a melhor estratégia entre todos os concorrentes.
As duas derrotas se deram fora de casa, para Goiás e Athletico. Em casa, o Glorioso venceu todas as partidas. Se existe uma cartilha para o rebaixamento, existe outra para ser campeão, e o Botafogo está seguindo à risca essa. Fora isso, tem jogadores que estão fazendo um ótimo Campeonato Brasileiro, como o goleiro Lucas Perri, o zagueiro Adryelson e o atacante Tiquinho. Destaco os três, mas o forte desse time é o coletivo.
Tiquinho Soares é o artilheiro do campeonato e, para mim, o melhor até o momento, sendo uma referência não só pelos gols, mas pela entrega e por ter se encaixado perfeitamente no esquema coletivo de Luís Castro. Falando sobre o treinador do Botafogo, acho que, até esse momento, é também o melhor do campeonato por entrar com um time que muitos colocavam com um dos que jogaria para fugir do rebaixamento.
Para continuar entre os primeiros e com chances de título, o Botafogo precisará ficar com 100% de foco até o final, porque, além do jogo coletivo, a forte concentração está fazendo a diferença contra equipes superiores tecnicamente.
Agora, o Palmeiras, para continuar na luta, precisará recuperar o ímpeto de vencedor como tinha na temporada passada, quando foi campeão "nadando de braçadas", com tempo até para olhar a distância dos adversários.
Para Abel Ferreira, também é um novo desafio contra um técnico conterrâneo dele. No meio de semana, o Palmeiras perdeu a invencibilidade no Brasileirão justamente contra o Bahia, que tem Renato Paiva como treinador.
De qualquer maneira será o jogo mais interessante do campeonato até agora e coloco um ligeiro favoritismo para o Palmeiras por jogar no Allianz Parque, mas só por isso mesmo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.