Casagrande

Casagrande

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
OpiniãoEsporte

Flamengo deixa bem claro por que é favorito ao título

Depois da vitória do Corinthians sobre o São Paulo, na primeira partida do clássico paulista que decidirá uma das vagas na final da Copa do Brasil, foi a vez de o Flamengo ir a Porto Alegre enfrentar o Grêmio na sua Arena, na noite desta quarta-feira (26), e abrir boa vantagem ao ganhar por 2 a 0.

O time de Sampaoli mesmo não sendo brilhante, como já vimos várias vezes, é muito complicado de se enfrentar, principalmente quando tem em campo (todos ao mesmo tempo) Éverton Ribeiro, De Arrascaeta, Bruno Henrique e Gabriel.

Este quarteto é o mesmo que já defendia o Rubro-Negro naquele grande time de 2019, treinado por Jorge Jesus e que encantou o Brasil e a América do Sul, quando venceu o Campeonato Brasileiro e a Libertadores da América.

Os quatro têm muita qualidade técnica e, mesmo não tendo a mesma movimentação que tinham antes, se procuram e se encaixam nos movimentos. São quatro jogadores que conseguem decidir uma partida em qualquer momento.

Defensivamente é completamente diferente daquele grande time, que conta somente com Felipe Luís daquele elenco de quatro anos atrás.

Apesar da derrota, o Grêmio começou bem, com o Suárez fazendo a primeira jogada genial da partida, quando percebeu o goleiro Matheus Cunha adiantado e quase fez um golaço no meio-campo.

Depois disso, o Flamengo se encaixou e as jogadas começaram a sair, como foi no primeiro gol, com o Bruno Henrique dando assistência precisa para o Gabriel só escorar para marcar.

Quando esses caras estão juntos em campo, eles podem fazer a qualquer momento lances brilhantes para decidir o jogo. E quando tem a vantagem no placar, este time tem uma capacidade enorme para ficar com a bola, sem renunciar do ataque, buscando sempre fazer gols.

Nos minutos finais do primeiro tempo o Flamengo ainda perdeu um pênalti com o Gabriel. O goleiro Gabriel Grando defendeu a cobrança e evitou um desastre.

Continua após a publicidade

No segundo tempo, depois da expulsão do zagueiro Kannemann, o jogo ficou totalmente nas mãos do Rubro-Negro, que soube controlar a ansiedade, atacando sempre com a maioria dos jogadores.

Depois de uma jogada de toque e movimentação, foi a vez do Thiago Maia fazer o segundo gol, assegurando uma ótima vantagem para assegurada partida no Maracanã, que será disputada em 16 de agosto.

Dos quatro semifinalistas, sem dúvida alguma o Flamengo tem o elenco mais talentoso, com o Sampaoli podendo mexer no time sem deixar cair a técnica.

Neste jogo contra o Grêmio, o treinador argentino tirou no segundo tempo Arrascaeta, Gabriel e Bruno Henrique de uma vez só, para as entradas de Allan, Pedro e Everton Cebolinha. Qual time tem jogadores dessa qualidade no banco prontos para entrar? Nenhum.

As chances do Grêmio de reverter este resultado, num Maracanã totalmente lotado, para conseguir chegar a final são mínimas.

Vamos ver se eu acerto dessa vez. Na minha opinião, o Flamengo tem 85% de chances de classificação, e o Grêmio só 15%.

Continua após a publicidade

Independentemente de quem passar entre Corinthians e São Paulo, o Flamengo chega como favorito ao título. Não estou cravando que o Rubro-Negro carioca será campeão, porque vejo o atual time do Corinthians (completo e com o reforço do zagueiro Lucas Veríssimo) também com condições de ser campeão. Já o São Paulo, com seu forte coletivo, também pode surpreender.

Para finalizar, quero apontar só uma curiosidade nessa vitória do Flamengo: foram três ex-santistas que decidiram o jogo diante do Grêmio.

Assistência de Bruno Henrique e gol do Gabriel. O segundo foi do volante Thiago Maia, sendo que os dois últimos fazem parte dos Meninos da Vila.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes