Nilton Santos e Garrincha devem estar rindo com esse Botafogo estonteante
A coisa mais gostosa de assistir no futebol brasileiro é ver o Botafogo jogar. Um time arrasador em todos os lugares, tanto que só perdeu duas partidas e empatou uma, mas dentro do estádio da enciclopédia do futebol mundial Nilton Santos não teve para ninguém. Nove jogos e nove vitórias. Caiu no Nilton Santos tá morto!
Fez uma partida espetacular contra o Coritiba com uma intensidade incrível, uma forte dinâmica de jogo e conseguiu em todos os seus jogos ditar o ritmo que quis. Passou por cima de todos os concorrentes até o 6º lugar. Uma campanha impecável e, mesmo encontrando dificuldade em boa parte do primeiro tempo contra o time paranaense, conseguiu mandar no jogo.
É difícil destacar um jogador, por isso vou falar de quatro que para mim jogaram demais nessa rodada. Victor Cuesta comandou a zaga toda, passando confiança, segurança, experiência além de ter ótima técnica para sair jogando. Teve um passe preciso e foi muito forte na jogada área, tanto defensivamente como também ofensivamente.
Outro cara que fez uma partida impecável foi o lateral esquerdo Marçal, que marcou forte e atacou com a mesma potência. Foi forte fisicamente, veloz sendo uma pressão enorme para quem jogava daquele lado. Muitas vezes o atacante adversário, que jogava pelo seu lado, virou seu marcador.
Classificação e jogos
No meio campo, chamo a atenção para a dinâmica que Tchê Tchê colocou na partida. Um jogador que se apresentou em todas as partes do campo, sendo muito importante para disputar a segunda bola, que costuma ganhar a maioria delas.
No ataque, foi o jogo de Vítor Sá e novamente Tiquinho. O camisa 7 foi um terror pelo lado esquerdo, partindo para cima do seu marcador e participando diretamente da grande maioria das jogadas ofensivas. Fez duas ótimas jogadas individuais nos dois gols de Gustavo Sauer.
Agora, Tiquinho Soares foi a grande estrela desse time, o artilheiro do campeonato com 13 gols e o melhor jogador da competição até agora. É o cara que desequilibra.
Tiquinho é o melhor centroavante brasileiro nesse momento, indiscutivelmente. É uma máquina de fazer gols, sendo também muito inteligente futebolisticamente falando, e isso é mais uma virtude difícil de se encontrar no futebol brasileiro hoje em dia.
O Botafogo colocou 12 pontos de vantagem para Flamengo e Palmeiras, que são os dois times mais perigosos, mesmo com essa distância toda. E, mesmo quando já vencia o Coritiba por 4 x 1 e com as mudanças que Bruno Lage começou a fazer, o Botafogo continuou indo para cima do Coxa como se o jogo ainda estivesse empatado. Agredir o adversário é o melhor jeito de se defender, e o Botafogo fez isso muito bem.
Meu amigo e ótimo comentarista Paulo Cesar Vasconcelos destacou isso muito bem durante a transmissão. O time da estrela solitária deu uma aula de futebol nesse jogo, mostrando tudo que uma equipe para ser campeã deve ter. Marcar forte a saída de bola da defesa adversária, pressionar e buscar roubar a bola rápido para ir na direção do gol. Errou poucos passes, jogou muito forte pelos lados do campo com os pontas que tem, mas também com o apoio intenso dos laterais.
A festa da torcida botafoguense foi um espetáculo à parte desde o início da partida e que bateu o recorde de público do campeonato em seu estádio, que tem o nome de uma lenda: Nilton Santos.
Sinceramente, não acredito que algum time consiga tirar toda essa diferença de pontos e de número de vitórias que teve o Botafogo. Terá que dar tudo errado e ao mesmo tempo tudo certo para os adversários para que o Botafogo não seja o campeão brasileiro de 2023. Na minha opinião, o Botafogo de Futebol e Regatas será o campeão nadando de braçadas.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.