Só para assinantesAssine UOL
Opinião

Como não gostar do futebol na Inglaterra? Arsenal e City deram show

Neste domingo (6), começou a temporada oficial do futebol inglês.

Disputaram a final da Supercopa da Inglaterra o Manchester City, que na temporada passada conquistou a Premier League e a Copa da Inglaterra, e o Arsenal — por ter chegado em segundo lugar no Campeonato Inglês.

Até agora, os times estavam na pré-temporada, que é pesadíssima, com treinos fortes para preparar a parte orgânica, a força muscular e explosão. Esse período foi encerrado com uma série de amistosos.

Fiz pré-temporada na Europa por sete anos e sempre amei esse início de trabalho.

Os jogadores ainda estavam soltando a musculatura, mas o futebol inglês tem grande intensidade desde a primeira partida. Obviamente, porém, depois da quarta ou quinta rodada da Premier League, todos estariam na plena forma.

Mas vamos ao jogo que, mesmo com os times fora de forma, foi muito bem jogado. O Arsenal conseguiu desenvolver melhor o jogo, principalmente no primeiro tempo, só que o elenco do City, com o modo que Pep Guardiola prepara o time taticamente e mentalmente, é incrível.

Na minha opinião, o City sentiu a ausência de dois jogadores que saíram em boa parte do jogo. Estou falando de Gündogan e Mahrez que, na temporada passada, foram importantíssimos para as conquistas.

Aos poucos, o time foi se soltando, mas foi só quando entraram o craque Kevin De Bruyne, Phil Foden e o garoto Cole Palmer que os Citizens começaram a dominar o jogo.

Vale muito a pena se destacar o gol do City que mostrou a força coletiva e de elenco que tem Pep Guardiola. Os três que entraram fizeram a jogada toda.

Continua após a publicidade

Primeiro foi o giro do Phil Foden, ainda no seu campo, saindo em velocidade e agressividade na direção do gol. Tentou um passe, mas o defensor cortou, só que Kevin De Bruyne estava acompanhando a jogada e de cabeça jogou a bola para o Palmer.

Nesse momento, passou o Walker e quebrou a marcação. Cole Palmer trouxe um pouco para dentro e bateu, fazendo um golaço.

O City chegou nesse ataque com cinco jogadores bem distraídos, deixando a defesa do Arsenal sem saber como marcar.

O grande destaque é o conjunto do time azul de Manchester que vai entrar nesta temporada como o grande favorito para conquistar todas as competições que disputar.

Do lado dos Gunners, o grande destaque foi o goleiro Ramsdale que fez pelo menos três defesas incríveis deixando seu time vivo mesmo sendo dominado.

Mesmo sofrendo, o Arsenal não desistiu e, no último lance dos longos acréscimos, conseguiu o empate com outro jogador que havia entrado na partida.

Continua após a publicidade

Mikel Arteta colocou, já depois da metade do segundo tempo, o português Fábio Vieira e o belga Leandro Trossard.

Foi exatamente o belga que bateu o chute que desviou no Arkanji e entrou, levando a final para os pênaltis.

E na primeira final da temporada 2023/2024 deu Arsenal, que foi mais preciso nas cobranças. Foi a partida daqueles que entraram durante o decorrer do jogo, porque o último pênalti foi batido por Fábio Vieira.

Para quem é apaixonado pelo futebol inglês, como eu, ficou extasiado com esse primeiro jogo e, como sempre, com a ótima transmissão da ESPN. Paulo Andrade, Gustavo Zupak e Renata Ruel são ótimos.

E na próxima sexta-feira (11), tem início a Premier League, a melhor liga de futebol do mundo.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes