Casagrande

Casagrande

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
OpiniãoEsporte

De assédio a gesto obsceno, Luis Rubiales se destacou negativamente assim

Me perguntaram se achei que foi assédio o beijo que o presidente da Real Federação Espanhola, Luis Rubiales, deu na meia Jenni Hermoso durante a festa do título da Espanha, depois da conquista da Copa do Mundo feminina.

Qual é a dúvida?

O máximo dirigente do futebol espanhol usou um momento de celebração para beijar a boca da camisa 10 da Espanha sem ao menos lhe perguntar se ela deixaria ou queria.

Rubiales pegou Jenni num momento de euforia máxima da campeã mundial e se aproveitou da situação para beijá-la. Isso é assédio!

A Fifa deveria tomar providências, assim como o governo espanhol — a ministra do Trabalho e Economia Social da Espanha, Yolanda Díaz, pediu a demissão do dirigente —, porque é uma mancha que não sairá com nada. Não há desculpas.

Esse sujeito precisa ser punido.

Agora veremos se a Fifa se importa mesmo com as mulheres e saberemos qual é o real caráter da Sra. Fifa.

Afinal, em 2022, a entidade fez a última Copa do Mundo masculina no Qatar, um país totalmente opressor a mulheres e gays. Agora, em 2023, organiza uma linda Copa feminina na Austrália e na Nova Zelândia.

Já no vestiário após o jogo, a camisa 10 espanhola disse: "não gostei!"

Continua após a publicidade

Claro que não!

Ela se sentiu enganada, invadida e desrespeitada. Com certeza existem mais incômodos numa situação como essa. Eu, como homem, não consigo mensurar. Mas as mulheres sim.

Não contente com seu assédio, Rubiales ainda fez gestos obscenos durante a partida, mostrando que não foi um fato isolado. Foi grosseiro, machista e mal-educado ao vivo para o mundo todo ver, mostrando que não tem condições de ser presidente de uma federação de futebol importante, como a da Espanha.

Esperei para escrever sobre esse fato, aguardei as manifestações de mulheres que denunciam, como a Milly Lacombe e a Alicia Klein, minhas companheiras aqui no UOL.

Será que no pódio, no momento de receber a medalha de ouro para coroar o feito inédito da seleção espanhola pelo título mundial, uma mulher não pode relaxar e confiar num homem?

Caras deste tipo nos colocam como uma ameaça às mulheres.

Continua após a publicidade

Foi simplesmente inaceitável o seu comportamento e, no mínimo, ele deveria sair deste importante cargo.

Qual mulher espanhola se sentirá tranquila ao lado deste cara em qualquer que seja a situação?

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes