Casagrande

Casagrande

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
OpiniãoEsporte

'God Save the King' Bellingham, goleador do Real Madrid

Salve o rei Jude Bellingham.

Este é o jogador do momento e do futuro do futebol mundial. Ele voltou a ser decisivo na vitória de virada do Real Madrid por 2 a 1 no clássico contra o Barcelona, com dois gols.

O meia inglês tem enorme talento natural, porque tudo o que faz em campo é com muita elegância e simplicidade. Deixa parecer que jogar futebol é uma coisa fácil, mas é ele quem simplifica.

O jovem atleta é o melhor jogador do planeta neste momento e tem muito a crescer, pois tem apenas 20 anos.

Ao lado do francês Kylian Mbappé (PSG), Bellingham é um forte candidato para suprir o espaço deixado por Lionel Messi e Cristiano Ronaldo, que dominaram a Europa e o mundo da bola por cerca de 15 anos e já deixaram o Velho Continente.

A seleção inglesa se tornou ainda mais forte do que já era, enquanto o Real Madrid acertou na mosca na sua contratação junto ao Borussia Dortmund por R$ 543 milhões.

Imparável, com passada larga, força física e presença de área, Jude Bellingham ainda tem a seu favor o ótimo chute de fora da área.

Está sendo o cara do Real Madrid nesta temporada, inclusive, é o artilheiro da Liga Espanhola, com dez gols em 11 jogos. Uma marca impressionante para um jogador que tem magia em tudo o que faz em campo.

Marca no meio campo ao mesmo tempo em que dita a dinâmica do jogo, comandando o Real Madrid como se fosse um veterano e que já estivesse no clube merengue há anos.

Continua após a publicidade

Joga com a camisa 5, mas Bellingham tem habilidade para atuar em qualquer posição por ser um verdadeiro jogador moderno, à frente do seu tempo. Ele faz o papel de diversas funções ao longo da partida, mas a sua posição de verdade é a de líbero.

Líbero em italiano significa livre, e é isso que ele é em campo. Usa a sua liberdade da melhor maneira possível.

Aqui no Brasil se usa a palavra líbero sempre pensando numa linha de três defensiva, mas este atleta pode aparecer em qualquer setor do campo.

O holandês Johan Cruyff foi o primeiro líbero ofensivo da história do futebol. Ele não tinha uma posição fixa em campo.

Bellingham também não tem uma função tática fixa, visto que se movimenta por todos os lados com muita agressividade nas jogadas.

Incisivo é decidido na hora de definir uma jogada, como fez na vitória no clássico com o Barcelona.

Continua após a publicidade

O Real perdia por 1 a 0 e tinha dificuldades para criar e entrar na área do rival catalão. O jovem inglês, no entanto, não teve dúvida quando dominou a bola de fora da área e mandou uma pancada para fazer um golaço e empatar a partida.

Mas no gol que deu a vitória ao Real, ele estava dentro da área. Com muita presença e oportunismo, como um centroavante, aproveitou uma falha da defesa do Barça e decidiu o clássico, nos acréscimos, a favor do time merengue, o líder do Espanhol.

Como definir o seu estilo?

É um jogador moderno e de futuro. Irá ditar uma nova tendência, que é a do jogador sem função fixa e que tenha capacidade de transitar por todos os lados.

Por muito tempo, Jude Bellingham será o único neste estilo de atuar, pois não é toda hora que aparece um atleta com essa inteligência futebolística.

'God Save the King'.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes