Antes que 2023 acabe: Há 60 anos, os Beatles revolucionaram o mundo
Já estamos na reta final do ano 2023 e, antes que se acabe, vou contar uma história que aconteceu há 60 anos.
Nasci em 15/04/1963 e resolvo mexer nos inúmeros discos de vinil que tenho em casa para ver se achava algo daquele ano. Me surpreendo quando no meio deles acho um LP histórico para a música pop e rock.
Simplesmente aqui na minha casa tenho o disco de estreia dos Beatles.
"Please, Please Me" foi lançado em 22 de março de 1963. Foi nele que as pessoas ouviram pela primeira vez os quatro rapazes de Liverpool sem nem mesmo imaginar que ali surgia uma revolução cultural, comportamental, musical e também social. Tudo começou a mudar no mundo jovem depois desse disco. Nele já tem 8 músicas compostas por uma das duplas mais impactantes da história do rock.
No Lado A temos:
1- I Saw Her Standing There (McCartney-Lennon)
2- Misery (McCartney-Lennon)
3- Anna (Go To Him) (Arthur Alexander)
4- Chains (Goffin-King)
5- Boys (Dixon-Ferrell)
6- Ask Me Why (McCartney-Lennon)
7- Please Please Me (McCartney-Lennon)
Portanto, temos aqui no 'lado 1' quatro músicas compostas pela dupla e outras maravilhosas que a grande maioria das pessoas acha que são dos Beatles, mas não são, como 'Anna', por exemplo.
Já no Lado B:
Começamos com um dos grandes clássicos da banda:
1- Love Me Do (McCartney-Lennon)
2- P.S. I Love You (McCartney-Lennon)
3- Baby It's You (David-Williams-Bacharach)
4- Do You Want To Know A Secret (McCartney-Lennon)
5- A Taste Of Honey (Scott-Marlow)
6- There's A Place (McCartney-Lennon)
7- Twist And Shout (Medley-Russell)
Um disco de estreia que deixou alguns hits para a história da música e que daí em diante começou a famosa 'Beatlemania' mundial.
Há 60 anos surgia uma banda que ficou para a eternidade, porque não existirá uma só geração que não saberá quem foram esses caras e o que eles representaram para a cultura musical mundial.
É que individualmente eram geniais e essa condição dificultou que a banda durasse mais tempo. Foi tão intensa a chegada dos Beatles, que, depois desse disco, a banda só durou mais 7 anos, mas essa história foi tão intensa que parece que eles nunca se separaram e que existem até hoje, porque na mente da gente, Paul, John, George e Ringo são imortais.
Se formos imaginar tudo o que aconteceu na humanidade de 22 de março de 1963 até o final de 2023, irá parecer que fazemos parte de um filme de ficção científica dirigido por Stanley Kubrick ou talvez George Lucas, mas também pode ser por Steve Spielberg.
Newsletter
OLHAR APURADO
Uma curadoria diária com as opiniões dos colunistas do UOL sobre os principais assuntos do noticiário.
Quero receberMinha intenção nesse texto foi mesmo contar a história desse LP inicial da banda que influenciou tudo o que veio depois dele.
Obs: Nesse disco, os créditos de autoria das músicas estão como McCartney-Lennon, mas depois se inverteu para Lennon-McCartney, o que foi uma disputa pessoal entre Paul e John, mesmo após a morte de John Lennon.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.