Casagrande

Casagrande

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
OpiniãoEsporte

As opções que eu penso para novo técnico do São Paulo

Para qual lado o São Paulo irá para encontrar o seu novo treinador depois da saída do Dorival Jr para a seleção brasileira?

Pelos noticiários, o tricolor tentou o Vojvoda, que negou, mas esse treinador é um caso à parte. Juan Pablo Vojvoda, junto com Abel Ferreira, são os dois melhores treinadores do Brasil, não só taticamente, como na ética e no respeito aos projetos. Digo isso porque o treinador do Fortaleza já recusou o Flamengo, o Corinthians e talvez outros fora do Brasil. Citei o Abel porque recusou uma proposta milionária do Qatar para permanecer no Palmeiras.

Outra informação que circula pela imprensa é que o São Paulo consultou o treinador do Red Bull Bragantino, Pedro Caixinha, que também não quis abandonar o projeto do time de Bragança.

Dito isso, quem está no mercado ou qual será a estratégia tricolor para encontrar e contratar um treinador com certa urgência, já que a temporada irá começar? Irá atrás de alguém que nunca treinou o clube ou alguém que já conhece bem o ambiente?

O PVC e o André Hernan, colunistas aqui do UOL, noticiaram no De Primeira, que o São Paulo vai entrevistar o português Pedro Martins, o argentino Luis Zubeldía e os brasileiros Thiago Carpini e Cláudio Caçapa.

Eu vou deixar aqui os caminhos que eu penso para o São Paulo ir atrás de um novo treinador:

Temos o Hernan Crespo, mas ele está no Al Ain, dos Emirados Árabes, e deve ter um contrato altíssimo. No entanto, foi o treinador que deu o título paulista ao São Paulo depois de 16 anos, de 2005 até 2021. Na minha visão, ele fez um ótimo trabalho, sendo um cara respeitado no futebol mundial. É um nome que veio à minha cabeça, mas acho difícil financeiramente e nem sei se o tricolor tem interesse em trazê-lo de volta.

Outro que está por aí é o Cuca, que foi à Suíça com seus advogados e a justiça do país europeu resolveu anular o antigo julgamento. A condenação é por ter prescrito o processo e não fará outro. Deixando claro que ele não foi inocentado e sim o julgamento anulado, e isso não apaga os fatos, mas está livre juridicamente. É um cara que já trabalhou no São Paulo, mas não ganhou títulos. Fez um bom trabalho, mas também teve uma saída controversa. Acho que a direção, junto com o conselho, teria que discutir essa possibilidade e colocar os prós e os contras dessa contratação, mas pode aparecer forte nessa disputa.

A solução também pode ser partir para o mercado português ou sul-americano, trazendo gente que nunca trabalhou por aqui. Outros brasileiros com história forte para dirigir um clube importante como o São Paulo Futebol Clube não temos. Outra alternativa é lançar algum treinador jovem com a supervisão do Muricy Ramalho, dando um suporte. Talvez seja uma alternativa interessante. O Alex, que já dirigiu a base do próprio São Paulo, pode ser uma alternativa. É um cara inteligente, jogou demais, fez cursos e estágios dentro e fora do Brasil. Gosta de um futebol leve, com liberdade para a intuição e drible dos jogadores, que talvez seja uma boa.

Continua após a publicidade

Filipe Luís parou de jogar agora e está fazendo o curso da CBF.

Prós: conhece todos os jogadores atuais, tem a linguagem deles, enfrentou todos. Ainda não tem os "vícios" dos treinadores e poderia acrescentar algo novo para o futebol brasileiro.

Contras: não tem nenhuma experiência como treinador; seria uma grande aposta e iria precisar que o Muricy estivesse mais perto possível para ajudá-lo.

Bom, nada disso que escrevi é informação porque não trabalho dessa forma. Na verdade, são só opiniões minhas, alternativas que passam na minha cabeça olhando como está o mercado. Mas a realidade é que o São Paulo não pode esperar muito e ao mesmo tempo não pode ser impulsivo e contratar sem avaliação tática, de caráter e personalidade. Precisa decidir também entre um fato novo ou alguém com experiência. Essas são as alternativas que vejo e que vieram à minha cabeça agora.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.