Casagrande

Casagrande

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
OpiniãoEsporte

A horrível herança que Duílio deixou irá pesar por um bom tempo

Hoje está terminando o primeiro mês do ano de 2024, e o Corinthians já está em crise, ou melhor, continua em crise porque isso se agravou muito no ano passado.

Não estou defendendo o Augusto Melo porque acho que ele foi ansioso e agiu com impulsividade na hora das entrevistas. Falou de contratações que claramente seriam quase impossíveis e obviamente não conseguiu, começando a perder a credibilidade.

Por exemplo, Gabriel Barbosa, Luiz Henrique, Borré, Thiago Maia, e não conseguiu segurar o Lucas Veríssimo. Mas esse caso do Veríssimo é muito mais complexo do que vem se comentando.

Primeiro, quem o contratou foi o Duílio Monteiro Alves, e as cláusulas absurdas desse contrato foram da gestão anterior.

Segundo, todos devem se lembrar como o Veríssimo se comportou com o Santos, não é? Em 2020, em plena semifinal da Copa Libertadores contra o Grêmio, lá em Porto Alegre, ele ameaçou não jogar se não fosse vendido para o Benfica e só entrou em campo porque foi convencido pelo Cuca, que era o treinador do Santos na época.

Um jogador que deixa o clube que o revelou acuado na reta final do torneio mais importante do continente tem tão pouca credibilidade quanto a diretoria atual do Corinthians.

Outro assunto: parece que já esqueceram que o Duílio, bem perto das eleições do clube, anunciou o acordo com a Caixa Econômica que quitaria as dívidas da Neo Química Arena, dizendo que o Corinthians viraria uma potência financeira, assim como o Flamengo. Perdeu a eleição e ninguém fala mais nisso.

Quem trouxe o Matias Rojas, com um salário milionário, que até agora não deu um chute, não fez uma assistência e com ele em campo o Corinthians joga com um a menos todas as partidas, também foi a antiga direção, ou seja, Duílio Monteiro Alves.

Também mais: a venda do Gabriel Moscardo também foi feita pela ex-direção e na cláusula colocada no contrato diz que a primeira parcela que o PSG irá pagar ao Corinthians só chega em setembro.

Continua após a publicidade

Tem outra coisa que é herança de Duílio Monteiro Alves, sendo uma vergonha para um clube com a história e o tamanho do Corinthians. O clube tem fama de caloteiro e ninguém quer vender jogadores para a conta ser paga em parcelas porque não confiam que irão receber.

Eu não entendo por que ninguém mais fala sobre essas coisas. Eu tive uma longa conversa com o presidente do Corinthians, Augusto Melo, para o Casão Pod Tudo e fiz todas essas perguntas para ele, que respondeu diretamente. Também indaguei sobre o novo patrocínio milionário e ele explicou como funciona.

Para quem critica o Mano Menezes, precisa perceber que o contrato dele vai até 2026 com uma multa contratual altíssima também feita pela direção do Duílio.

Dito isso, vou dar a minha opinião sobre a nova direção Augusto Melo. Dizer que senti firmeza em tudo que ele me falou não seria verdade. Fiz perguntas incisivas, fui direto e muitas vezes duro e fiquei com um pé atrás em muitos momentos.

Mas um mês não dá para consertar uma terra arrasada recebida como herança da outra gestão. Mas todos corintianos têm o direito de cobrar contratações importantes porque o time atual é muito ruim e pior que o do ano passado, que já era ruim também.

Precisa de um lateral direito urgente, um centroavante de peso, fazedor de gols, artilheiro e que seja respeitado. Precisamos esperar para ver se Rodrigo Garro é um grande jogador e o meia que o time precisa ou se será mais um Matias Rojas da vida.

Continua após a publicidade

Precisa também de pontas que vão para cima, forte no um contra um, com experiência de time grande, senão não terá um time competitivo e com chances de disputar algum título e não só participar.

As urgências são um meio-campo criativo e um centroavante respeitado.

Portanto, os torcedores têm total direito de cobrar dessa direção a contratação de grandes jogadores, porque a fiel torcida merece um time tão forte como ela é.

Os corintianos lotam estádios, mas o time atual não corresponde à força dessa torcida.

Mas essa gestão completa um mês hoje e é muito pouco para erguer um gigante que foi arrasado pela antiga gestão.

Quem quiser saber mais sobre o Corinthians, entre no meu canal, onde minha conversa com o Augusto Melo está na íntegra no Casão Pod Tudo.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.