Neymar era mais completo que Endrick aos 17 anos? Como vejo essa comparação
Tenho visto muitas comparações sobre o desempenho de Endrick, de 17 anos, e o de Neymar quando o atacante do Al Hilal tinha a mesma idade do jovem do Palmeiras e ainda atuava no Brasil pelo Santos.
Sei que é uma discussão árdua e complicada, mas vou deixar minha opinião. Neymar teve uma carreira melhor até o início de sua passagem pelo PSG, mas é importante destacar que Endrick ainda nem sequer começou sua trajetória na Europa com a camisa do Real Madrid.
Quando Neymar surgiu em 2009 era incrível assistir a ele, porque ele tem muita técnica e inteligência futebolística acima da média. Partia para cima de qualquer marcador direto na direção do gol, com muita habilidade, rapidez na mudança de direção, sendo um jogador imprevisível.
Ele fez gols e jogos memoráveis pelo Santos, muitos deles que até comentei. Me lembro da final da Copa do Brasil contra o Vitória, em que o Santos foi campeão. Ele foi na cabine da TV Globo e estávamos eu, Luís Roberto, que narrou o jogo, e Junior como comentarista.
Na seleção brasileira, ele também jogou demais em alguns momentos, como na Copa das Confederações em 2013 e na Copa do Mundo de 2014.
Ele ainda levou o Santos a grandes títulos, como a Libertadores, e partiu para o Barcelona fazer parte do grande time formado por Luis Enrique ao lado de Messi e Suárez.
O trio sul-americano jogou muito, Neymar evoluiu no futebol europeu, foi artilheiro e campeão da Champions, marcando inclusive um gol na final contra a Juventus.
Até aí, Neymar era imbatível para qualquer jogador brasileiro, mas quando foi para o PSG, não conseguiu repetir com frequência o desempenho que já havia tido anteriormente.
A carreira de Endrick começa de maneira diferente, porque ele é um centroavante de força física, de contato, que resiste muito bem no corpo a corpo.
O jovem do Palmeiras também tem boa técnica e habilidade, e quando pega na bola sempre pensa em ir pra cima da marcação ou criar uma jogada em direção ao gol adversário.
Endrick também tem muita personalidade, como mostrou nos jogos finais do Campeonato Brasileiro do ano passado, especialmente na virada contra o Botafogo. Ele começou a ter sequência de jogos há pouco tempo, mas já ganhou a posição de titular absoluto do Palmeiras.
A passagem dele pelo futebol brasileiro será bem mais curta que a de Neymar, já que ele vai para o Real Madrid no meio deste ano. No entanto, Endrick tem tudo para virar um dos grandes jogadores da história do futebol brasileiro e mundial.
Tendo todo este contexto em conta, avalio que Neymar, com a mesma idade de Endrick, era um jogador mais completo, apesar de ter características diferentes.
Uma pena que Neymar e Endrick são de gerações diferentes, porque seria o máximo vê-los juntos no mesmo time com 18 anos cada e com o auxílio luxuoso de Paulo Henrique Ganso.
Deixe seu comentário