Casagrande

Casagrande

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
OpiniãoEsporte

Duelo tático e de estratégia fazem de Abel e Carille protagonistas da final

A primeira final do Campeonato Paulista entre Santos e Palmeiras na Vila Belmiro também terá um duelo de técnicos: Fábio Carille x Abel Ferreira.

Carille começou sua trajetória em 2009 como auxiliar de Mano Menezes no Corinthians, a convite do próprio treinador. Depois, trabalhou com Adilson Batista, Tite e Cristóvão Borges. Virou treinador por falta de opção no momento, mas deu muito certo: foi tricampeão paulista (2017/2018/2019) e brasileiro (2017).

Seu retrospecto contra o Palmeiras é super favorável: 11 vezes com 7 vitórias, 1 empate e 3 derrotas. No entanto, contra Abel Ferreira, é totalmente desfavorável: duas derrotas em dois confrontos.

Carille está fazendo um início de trabalho espetacular no Santos, recuperando a autoestima do clube e de seus torcedores. Chegou no pior momento da história do Peixe, com o rebaixamento de 2023 para a série B, mas montou uma equipe comprometida e levou o time à final do campeonato.

Independentemente de quem for campeão, Carille é, na minha opinião, o técnico do Paulistão 2024.

Já a história de Abel Ferreira é completamente diferente. Chegando ao Palmeiras em 2020, venceu logo a Copa do Brasil e a Libertadores, e não parou mais: bicampeão da Libertadores (2021), Recopa Sul-Americana (2022), bicampeão paulista (2022/2023), bicampeão brasileiro (2022/2023) e Supercopa do Brasil (2023).

Abel é o treinador com mais tempo em um clube brasileiro e também o maior vencedor dos últimos anos. Tem seu elenco na mão, com total conhecimento da capacidade de cada jogador, sem contar com o garoto do momento, o centroavante Endrick.

Será um duelo tático com estratégias diferentes, que dará um brilho maior para essa final. Carille joga em casa, mas tem um time inferior. Se quiser pensar em surpreender, terá que fazer seu time ser muito agressivo.

É a chance de tentar fazer um resultado significativo para chegar ao título, mas enfrentará uma equipe que tem o foco como ponto forte.

Continua após a publicidade

Abel deverá ir com uma equipe com uma marcação forte, para não dar tantas chances ao Santos como deu ao Novorizontino. O Palmeiras terá que conter o ímpeto da equipe santista e a forte empolgação de seus torcedores que lotarão a Vila Belmiro.

O alçapão vai ferver, e o Palmeiras terá que mostrar toda a sua maturidade e inteligência futebolística para suportar a pressão.

Tudo dependerá da escolha estratégica de seus treinadores.

O duelo tático de Fábio Carille e Abel Ferreira sem dúvida será uma atração à parte nesse espetáculo.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes