Casagrande

Casagrande

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
OpiniãoEsporte

Endrick jogou mal contra o Santos na final do Paulistão. E daí?

Endrick chegou ao jogo contra o Santos após três partidas em que fez um gol decisivo em cada: o tento em Wembley, na vitória por 1 a 0 contra a Inglaterra, e o segundo contra a Espanha, no empate em 3 a 3 no Santiago Bernabéu. Os gols foram os seus primeiros com a camisa da seleção brasileira, em estádios históricos e contra seleções do alto escalão europeu.

Na volta ao Palmeiras, Endrick decidiu a semifinal contra o Novorizontino ao marcar o gol da vitória por 1 a 0 e colocar o time na final contra o Santos.

Ontem (31), foi a primeira partida da final do Paulistão, e o Santos levou a melhor ao vencer o alviverde na Vila Belmiro por 1 a 0, com gol de Otero. E dessa vez, Endrick não jogou bem e nem marcou gols decisivos. Mas e daí?

Todo jogador, principalmente aos 17 anos, oscila e nem sempre consegue fazer grandes partidas. Uma parte da imprensa já começou a arrumar justificativas para a partida ruim que o jovem atacante e o Palmeiras fizeram.

Vale ressaltar que era uma final de campeonato, e Abel Ferreira só escalou Endrick porque o departamento médico deu aval. Nenhum treinador escalaria um jogador sem condições para jogar uma final de campeonato correndo risco de perder o jogo e o atleta por mais tempo.

Não tem nada para inventar sobre a partida de ontem. Joaquim e Gil anularam completamente Flaco López e Endrick, e o mérito é todo deles. Endrick ainda lutou muito, indo para o confronto físico, mas não conseguiu levar vantagem sobre Gil. Só isso! Desmerecer a grande partida que Gil fez dizendo que Endrick não estava em perfeitas condições é injusto.

Foi por omitir quando Neymar jogava mal e passar a mão na cabeça dele que o transformaram em um cara mimado. Endrick tem futuro incrível pela frente e, em breve, irá jogar em um dos grandes clubes do mundo, o Real Madrid, e podem ter certeza que, quando jogar mal, será criticado como todos são.

Mas aqui no Brasil inicia-se um movimento de bajulação do jovem.

Endrick fará muitos gols na carreira e também fará grandes partidas. Provavelmente ganhará muitos títulos, será decisivo em diversos jogos, e também será titular da seleção brasileira por anos. Mas também jogará mal muitas vezes, perderá gols, será vice-campeão, situações que acontecem com todo mundo. E não terá problema nenhum!

Continua após a publicidade

Endrick talvez tenha feito sua pior partida com a camisa do Palmeiras na derrota para o Santos. Criticá-lo é ser honesto com ele. Faz parte jogar bem ou mal, assim como receber críticas positivas e negativas. E ninguém irá morrer por isso.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes