Casagrande

Casagrande

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
OpiniãoEsporte

Gil x Endrick é o duelo que eu quero ver hoje na final

Neste domingo, teremos a grande final do Campeonato Paulista entre Palmeiras e Santos, com a vantagem do empate para o time da Vila Belmiro.

Os jogos de futebol são feitos de vários duelos, inclusive do lado de fora do campo. Será muito interessante assistir à disputa tática entre Fábio Carille e Abel Ferreira. Lá na Vila, Carille foi a melhor, porque tudo funcionou muito bem para ele. Abel teve problemas com alguns jogadores importantes que não foram bem, como Raphael Veiga.

O duelo que estou com mais vontade de ver será entre dois dos principais personagens dessa história.

Do lado santista o zagueiro Gil se encaixou perfeitamente no esquema de Fábio Carille, que o indicou para o Santos. Ele já o conhecia muito bem dos tempos em que era auxiliar de Tite no Corinthians e depois chegaram a ser campeões juntos, com o Carille já como treinador.

Gil conhece os atalhos do campo, é mais alto e mais experiente
Gil conhece os atalhos do campo, é mais alto e mais experiente Imagem: Raul Baretta/Santos

Gil nasceu em 12 de junho de 1987 e, neste momento, tem 36 anos, mas daqui a três meses chegará aos 37. Já jogou em diversas equipes, como, Atlético Goianiense, Cruzeiro, Shandong Taishan (China), Corinthians - em duas passagens -, e agora no Santos. Foi uma peça imprescindível por muito tempo na zaga corintiana. Amanhã ele terá de novo pela frente o garoto prodígio Endrick, que tem 19 anos menos que ele, 17 contra 36. Endrick, já vendido para o Real Madrid, é muito rápido, forte e com uma finalização precisa.

Este confronto será muito interessante, porque estarão frente a frente a experiência de Gil contra a juventude de Endrick. Gil conhece todos os atalhos de um campo de futebol, enquanto Endrick ainda está decobrindo os melhores caminhos, mas consegue percorrer os mais longos com uma imensa velocidade e com muita explosão, se for preciso. O garoto do Palmeiras tem mais velocidade que o experiente santista.

O zagueiro santista é intimidador, não por bater, mas pelo tamanho que tem. Já O palmeirense não se intimidou com ninguém até agora, e vimos isso até em Wembley e no Santiago Bernabéu. Gil tem 1,92m e Endrick 1,73m. Gil se posiciona muito bem e é fortíssimo na jogada aérea, tanto defensiva como ofensivamente, porém Endrick é muito ágil e finaliza com muita rapidez.

Endrick e Gil vão se encontrar muito em campo nessa final
Endrick e Gil vão se encontrar muito em campo nessa final Imagem: Jhony Inacio/Ag. Estado
Continua após a publicidade

Essas diferenças deixam esse duelo ainda mais interessante. Gil terá a missão de dificultar o máximo possível para que Endrick consiga achar espaço dentro da área para finalizar, enquanto Endrick vai tentar levar vantagem sobre Gil para criar chances de gols para ele e para os companheiros, porque o Palmeiras precisa vencer o jogo por dois gols para ser campeão sem pênaltis. As duas torcidas têm muita esperança nesses dois jogadores para seus times chegarem ao título.

Só peguei o exemplo de Endrick e Gil para mostrar as enormes diferenças que existem nesses duelos particulares dentro de uma partida de futebol. Sem dúvida alguma, Endrick será um dos jogadores mais procurados para receber a bola, e o Gil é aquele que precisa estar atento o tempo todo para evitar que o garoto pegue na bola. Será um jogão, com grandes duelos, mas o que mais me interessa é este: Gil x Endrick.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes