'Capítulo Cássio' se encerra no Corinthians. Quem escreverá o próximo?
Agora é realmente oficial: o melhor goleiro da história do Corinthians (na minha opinião) se apresentou ao seu novo time, o Cruzeiro. Nesta quarta-feira (22), será a primeira vez em 12 anos que o Cássio não estará no gol do Corinthians, contra o América-RN, pela Copa do Brasil.
Nesses 12 anos como titular do time Cássio só não ganhou a Copa do Brasil e a Sul-Americana, conquistando todos os títulos como protagonista em campo e também como um dos grandes líderes do elenco. Mas, tudo tem começo, meio e fim, e agora chegou a vez de sair para tentar fazer história em outro grande clube, que está trabalhando para voltar a ser aquele Cruzeiro vencedor que sempre foi. É um forte reforço, que dará segurança e experiência e, sem dúvida, Cássio estará super motivado num novo clube.
O Corinthians começará uma nova história, porque um ciclo histórico e vencedor chegou ao seu fim, e de agora em diante começa-se a escrever outro episódio para a continuidade da história. Hoje, no elenco, há pouquíssimos jogadores que já tiveram o gosto de ser campeão pelo clube. Se não me engano restaram Paulinho, que parece estar de saída, e Fagner, que também é muito contestado. Portanto, essa história está praticamente começando do zero, e não tenho a mínima ideia do que poderá acontecer com esse time.
A equipe é bem inferior a todas desde que o Cássio estreou em 2012, com uma defesa incerta, meio-campo pouco criativo e um ataque muitas vezes inofensivo. Alguém pode dizer: "como inofensivo? O time fez 4 gols no Nacional, 4 no Argentinos Jrs". Exatamente, a primeira fase da Copa Sul-Americana é fraquíssima e o grupo do Corinthians era bem normal. No Campeonato Brasileiro, que é infinitamente mais difícil, o time só fez três gols em seis jogos e não está na zona do rebaixamento porque tem um saldo negativo não tão ruim quanto o do Fluminense.
De agora em diante, não existe nem a possibilidade de recorrer a Cássio caso a situação desande de vez. Mas também tudo pode começar a se organizar e o time conseguir fazer um Campeonato Brasileiro mais tranquilo que o do ano passado. Tudo é uma incógnita daqui para frente, e tudo o que for afirmado por alguém será chute. A única verdade é que o Corinthians pode se classificar direto para a próxima fase da Copa Sul-Americana porque decide em casa, assim como na Copa do Brasil, pois venceu em Natal por 2 x 1 e não pode tomar sufoco na Neo Química Arena de uma equipe da Série C, com todo respeito à história do América.
Ser eliminado em uma das duas competições será um desastre. No Brasileiro, precisa melhorar muito, mesmo porque a equipe ainda não se encontrou e só tem uma vitória, dois empates e três derrotas, campanha de quem lutará para fugir do rebaixamento.
Cássio está para sempre na história do Corinthians, merece todas as homenagens possíveis e deveria ter tido uma despedida do tamanho de suas conquistas pelo clube. A torcida, que vai ao estádio, a Fiel e todas as outras, reconhecem tudo o que ele fez pelo Corinthians, mesmo em alguns momentos tendo integrantes "duvidosos" que ameaçaram ele e sua família.
Temos que torcer para que Carlos Miguel seja tão bom como se espera, que passe segurança ao time e que surjam alguns líderes no elenco para segurar a onda nos momentos mais difíceis. Porque garantir que o Carlos Miguel já é o goleiro certo para tomar o lugar do Cássio e ficar muitos anos nessa posição também é um chute. Pode ser que sim, mas também pode ser que não. E vocês, o que acham? Deixem seus comentários.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.