Casagrande

Casagrande

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
OpiniãoEsporte

Demissão de Fernando Diniz é tentativa de salvar Fluminense do rebaixamento

Fernando Diniz acabou mesmo sendo demitido do Fluminense depois de vencer só um jogo no Campeonato Brasileiro, estando na lanterna e de não ter jogado uma única boa partida em 2024. Os trabalhos do Fernando Diniz sempre terminam dessa mesma maneira, mas no Fluminense ele fez o clube ter um ano de 2023 mágico, histórico, fazendo o time jogar muito bem.

Só que sempre achei que o trabalho dele sempre teve prazo de validade e termina com incompatibilidade com a imprensa, grosserias, entrevistas com muita arrogância, prepotência e soberba. A demissão não é só por causa das derrotas e da falta de bom futebol, mas também pelo seu descontrole emocional e por falta de condições de controlar emocionalmente seus jogadores.

Agora, tenho uma pergunta: E todos esses jogadores muito acima dos 30 anos, com alguns acima dos 40, que ele pediu, o que será deles se o próximo treinador quiser um time mais jovem? Fábio, 43 anos, mas pegando muito, mas e os outros? O maldoso Felipe Melo, Ganso, Marcelo, Cano, Keno, Renato Augusto, Marcelo, Thiago Silva, Douglas Costa, Manoel e mais alguns.

Estou falando que isso iria se transformar em um grande problema no futuro faz muito tempo. Diniz se compromete pessoalmente com seus jogadores e, num momento de dificuldade, não tem condição de controlar seu grupo porque não tem liderança. Ter liderança é muito diferente de fazer uma panela, e é isso que Diniz faz na maioria dos clubes em que passou, mas normalmente sai com incompatibilidade com jogadores.

Na derrota para o Flamengo, Renato Augusto disse no intervalo o seguinte: "Tem horas que precisa fazer algo diferente". Isso mostra que a insatisfação com o modo de jogar já estava entre os jogadores, que viam que tudo estava dando errado e o Diniz não admitia que deveria rever o estilo tático do time. Fernando Diniz encontrará outro time rapidinho para treinar, mas se não mudar os seus conceitos não dará certo, porque todos os adversários já sabem como seu time joga.

Eu acho o Diniz um treinador de um esquema e que faz sempre as mesmas coisas e força a saída de bola, mesmo vendo que os adversários estão levando vantagens em todos os jogos. Foram várias partidas que o Fluminense não chutou uma bola no gol e sendo amassado por todos os times no Campeonato Brasileiro. Concordo com a decisão do Mário Bittencourt porque não se via nenhum poder de reação e as rodadas vão passando e o Fluminense continuando na lanterna e o fantasma do rebaixamento apareceu de verdade.

Agora, precisa ver o que tem no mercado. Tem o Cuca que saiu do Athletico, que não entendi porque saiu. E o Furacão tem o Fernando Diniz livre. Será que os treinadores trocaram de times? Tem o Cruzeiro atrás de treinador. Será que o Cuca irá para a Raposa ou será o Diniz? No mesmo momento, dois treinadores com mercado saíram de seus clubes. Cuca pediu para sair e Diniz foi demitido e isso agitará o mercado dos treinadores.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes