Casagrande

Casagrande

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
OpiniãoEsporte

Corinthians 'derrete' com pior time da história e retomada será difícil

Depois de mais uma derrota no Campeonato Brasileiro, dessa vez para o grande rival Palmeiras, me pergunto: existe mais alguma coisa para ser dita sobre esse time do Corinthians?

É o time mais fraco que já vi o Corinthians ter. O Corinthians vendeu diversos jovens com talento promissor a preços de banana, fora os que foram dados para o Zenit, da Rússia, na era destruidora do Duilio, e todos os que foram contratados não vingaram.

Qual jogador que foi contratado nos últimos três anos e meio, fora o Róger Guedes, acrescentou verdadeiramente algo para o Corinthians? Tem uma lista gigantesca de jogadores contratados, e o clube gastou uma fortuna entre luvas e salários, fora aqueles que o Corinthians contratou a peso de ouro, como Luan.

O trabalho no futebol do clube é fraquíssimo desde a entrada da turma do Duilio Monteiro Alves, e a turma de Augusto Melo está dando continuidade a essa mediocridade total. As contratações deste ano, na grande maioria, foram sem pé nem cabeça. O Corinthians é penúltimo lugar simplesmente porque a única vitória foi contra o último colocado do campeonato, o Fluminense, porque a diferença de pontos entre um e outro são exatamente os três pontos desse jogo.

Antônio Oliveira, demitido hoje, não pode ser acusado como o maior responsável pelas frequentes derrotas porque a equipe é muito fraca e qualquer treinador teria a mesma dificuldade. Porém, no aspecto individual de seu trabalho, cometeu erros grosseiros. Na derrota por 2 a 0 para o Palmeiras, por exemplo, depois que o Raphael Veiga foi expulso, ele tirou Wesley, que é o jogador mais perigoso do Corinthians e o que estava deixando a defesa palmeirense em pânico quando pegava na bola, para colocar o Pedro Raul.

Desculpe, mas até agora não consigo entender essa contratação, pagando altíssimo pelos seus direitos, mais suas luvas e salários. Sabe qual será o retorno técnico e financeiro que Pedro Raul dará para o Corinthians? Nenhum!

Continuando com os absurdos feitos pelo Antônio Oliveira nesse jogo: ele coloca um centroavante alto cuja principal característica é o cabeceio e tira os dois jogadores que jogam pelas pontas, portanto tirando as jogadas de fundo. Do lado direito saiu o Gustavo Mosquito, que convenhamos já deu o que tinha que dar no clube, para colocar o Pedro Henrique. Esse jogador é bem agressivo, briga por todas as jogadas, voluntarioso, mas não é jogador de fazer jogadas de linha de fundo. Aí eu me pergunto: para que colocar o Pedro Raul se ninguém irá cruzar a bola na área?

O time ficou com dois centroavantes, Yuri Alberto e Pedro Raul, de costas para o gol do Palmeiras, mas nenhum dos dois tem técnica para segurar uma bola, fazer o pivô, ajeitar a bola para quem vem de trás, ou seja, os dois juntos atrapalham mais do que ajudam. A responsabilidade maior realmente não é do António Oliveira, mas essa bomba de treinar um clube do tamanho da história do Corinthians nessa situação foi muito pesada para ele. Sem entrar no mérito se ele é ou não um bom treinador, mas sim pela falta de experiência para lidar com toda essa pressão.

O clube está em guerra, com diversas coisas suspeitas realizadas pelas gestões de Duilio Monteiro Alves e Augusto Melo. Investigação policial, pressão de pessoas que deveriam ter sofrido o impeachment, mas que agora querem o do Augusto. O Corinthians está sendo destruído pelas pessoas de dentro do clube que juram de pés juntos serem corintianos. Podem ter sido torcedores na época em que iam para as arquibancadas, mas depois que entraram para a política do clube, se aproveitaram da situação.

Continua após a publicidade

O Corinthians está derretendo e não vejo possibilidade de recuperação financeira e de time a curto prazo. Estamos na 13ª rodada e o Corinthians só tem 9 pontos, sendo a pior campanha da história do clube no Campeonato Brasileiro.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes