Casagrande

Casagrande

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
OpiniãoEsporte

A Inglaterra terá outra chance para entrar de vez no grupo das campeãs

Que partida fez a Inglaterra contra a Holanda, vencendo de uma forma incrível e emocionante! Foi uma equipe que veio crescendo durante a competição, ganhando força e personalidade de equipe. É a segunda final de Euro seguida que o English Team irá fazer, já que em 2021 perdeu nos pênaltis em casa para a Itália, mas dessa vez chega mais pronta e com uma equipe melhor.

O Gareth Southgate tem mais sorte do que juízo, tirando Harry Kane e colocando Watkins para virar o herói dessa semifinal. Está faltando um título importante para a Inglaterra realmente fazer parte das grandes seleções do mundo, e isso está próximo de acontecer. Não será nada fácil a final com a Espanha, que vem jogando bem melhor e já tem três títulos de Euro nas costas, sendo uma equipe jovem e que não é tão cobrada assim.

Os ingleses não ganham nada desde a Copa do Mundo de 1966, vencendo a Alemanha de uma forma polêmica em Wembley. Mas é uma equipe com grandes jogadores como Jude Bellingham, Harry Kane, Phil Foden, Saka e com todas as chances de finalmente vencer algo. Se a seleção inglesa não vence desde 1966, o Kane nunca venceu nada, nenhum título, e terá mais uma chance de quebrar esse tabu que lhe persegue. Será, sem dúvida, uma final incrível com duas seleções com filosofias de jogo completamente diferentes.

A Espanha tem um forte toque de bola que costuma ditar a dinâmica do jogo do jeito que mais gosta, com muita agressividade pelos lados do campo com Nico Williams pela esquerda e a grande atração dessa Euro, sendo a maior revelação do futebol mundial nesse momento, Lamine Yamal pela direita. Detalhe: Yamal irá jogar a final no domingo (14) com 17 anos, porque faz aniversário no sábado (13).

A Inglaterra tem um modo mais duro de jogar, com uma marcação muito forte, com jogadores mais físicos do que leves, mas tem muita agressividade tanto na marcação quanto para atacar. Detalhe importante é que os ingleses estão mostrando um foco incrível, porque já fizeram quatro gols nessa Euro nos momentos finais da partida.

Nas oitavas, estavam perdendo para a Eslováquia até os acréscimos, quando Bellingham fez aquele golaço de bicicleta aos 90+5. No primeiro minuto da prorrogação, Harry Kane fez o gol da classificação. Nas quartas de final, eliminaram a Suíça nos pênaltis. Tomaram um gol aos 75 minutos com Embolo, o que derrubaria a maioria das seleções, mas foram lá e empataram com Saka aos 80 minutos. E agora foi a vez da Holanda ser a vítima desse foco, comprometimento e insistência em vencer uma partida.

Acho que a Espanha vem jogando melhor, mas vejo muita vontade e necessidade da Inglaterra ser campeã. Portanto, para mim, não tem um favorito. Nesse momento, são duas das melhores seleções do futebol mundial.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes