Casagrande

Casagrande

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
OpiniãoEsporte

Cacá foi desrespeitoso ao atacar imprensa e precisa rever suas atitudes

Ter atitude e personalidade passa bem longe da falta de educação, grosseria e baixaria. Quando Zagallo gritou em bom tom "vocês vão ter que me engolir", ele demonstrou ter atitude, muita personalidade e mandou um recado direto para parte da imprensa que não o queria mais como treinador da seleção brasileira. Não precisou ofender, usar palavrões, ter falta de educação, muito menos falar baixarias.

Completamente oposto ao que fez o zagueiro Cacá, do Corinthians, depois da vitória contra o Criciúma, de virada por 2 a 1, sendo que o gol da vitória foi dele. Ao invés de enfrentar a imprensa crítica através do seu gol e da vitória do time, preferiu a baixaria e a falta de educação. Depois, grava um vídeo como todos fazem, como se isso apagasse o absurdo que fizeram ou falaram. A desculpa gravada virou justificativa para racistas, homofóbicos, machistas e para pessoas sem educação.

O pior é que teve gente que deu os parabéns ao Cacá, alegando que ele bateu de frente com a imprensa com atitude e demonstrando personalidade. Essas pessoas precisam rever os conceitos do que é ter atitude e personalidade. Atitude é você bater de frente contra qualquer pessoa argumentando e se posicionando. Ter personalidade é não se intimidar nas situações difíceis e nunca desistir em busca do seu objetivo. Quando o Cacá gravou um vídeo se desculpando, caíram por terra os "elogios equivocados" que deram sobre atitude e personalidade.

Gostaria de saber: se alguém falasse para essas pessoas que deram os parabéns para o Cacá a mesma coisa que ele falou pra imprensa, a resposta deles seria "parabéns, vi personalidade e atitude"? Será mesmo?

Dizer que estava de cabeça quente, sendo que já havia dado entrevista rápida e educada para o canal Premiere à beira do gramado, é inaceitável. Sim, destacaram os gols contra que ele já fez, e isso é um fato. Ou não se pode falar nisso? O Cacá é o artilheiro do time no Campeonato Brasileiro com três gols, e ao invés de combater os críticos que usam os gols contra valorizando seus gols e a posição de artilheiro, ele foi para o lado da falta de educação e grosseria.

Acho-o um zagueiro muito bom e sabe mesmo se posicionar dentro da área adversária para marcar seus gols de cabeça. Tem 1,87m e sabe usar muito bem sua altura, sem contar que sabe cabecear muito bem, por isso faz seus gols. Isso o Cacá precisa valorizar, sem contar o exemplo negativo para os jovens torcedores e seus fãs. Se o ídolo fala uma coisa dessas ao vivo numa entrevista, eu também posso falar isso para qualquer pessoa, inclusive para os pais, professores, amiguinhos, irmãos, e por aí vai.

Já pensou se esse termo grosseiro virasse uma normalidade? Será que se eu falasse "P.N.C. de todos aqueles que me atacam com grande covardia e preconceito" seria bem visto também? Será que as pessoas iriam me achar uma pessoa com atitude e com personalidade? Eu tenho atitude, personalidade e nunca ofendi, falei baixarias, grosserias e faltei com a educação com ninguém, e a grande maioria das pessoas agem assim também.

A falta de educação de Cacá em relação à imprensa não caiu nada bem no clube, tanto que o Corinthians lhe deu uma multa por comportamento inadequado.

É inadmissível uma figura pública como um jogador de futebol normalizar esse tipo de fala. Ser educado e respeitar as pessoas é uma obrigação básica do ser humano. Cacá, você é ótimo jogador, não dê ouvidos para quem achou a sua atitude legal e de personalidade, porque não foi.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes