Casagrande

Casagrande

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
OpiniãoEsporte

Luiz Henrique e Estevão me dão grande esperança para o futuro da seleção

Botafogo 1 x 0 Palmeiras foi o grande jogo do campeonato até o momento. Não só porque decidia a liderança isolada, mas por dois atacantes que precisam estar na mira da seleção brasileira. Se eu fosse o Dorival, assistiria de novo prestando atenção em como Luiz Henrique, do Botafogo, e Estêvão, do Palmeiras, podem ajudar.

Imagem
Imagem: Vítor Silva/Botafogo

Do lado botafoguense, a chegada do Luiz Henrique foi uma grande sacada. É um jogador espetacular, muito acima da média. Aos 23 anos, tem talento para fazer parte da reformulação da seleção.

Imagem
Imagem: Ettore Chiereguini/AGIF

Outro garoto genial, agora do lado palmeirense, é o Estevão, que saiu machucado ontem. Com 17 anos, com uma ótima técnica, velocidade, inteligência futebolística e, para completar esse talento todo, tem um chute forte e preciso de fora da área. Sem dúvida alguma, entrará no grupo para formar um time mais jovem e de muito talento para a Copa de 2026.

Jogo de Premier League

Os dois garotos, porém, não foram os únicos a brilhar. Palmeiras e Botafogo deram um espetáculo digno dos grandes jogos da Premier League. Tanto Abel Ferreira como Arthur Jorge armaram muito bem seus times taticamente e mentalmente.

O ex-time de Mané Garrincha é muito mais consistente e seguro que o de 2023 —para o bem do clube, o ótimo treinador Arthur Jorge não pode sair no meio do caminho como aconteceu com Luís Castro, porque isso foi determinante para a queda do ano passado. A equipe não é só mais confiável como também é melhor tecnicamente, graças a um mercado da bola bem planejado.

O Palmeiras perdeu, mas é o time mais competitivo da América do Sul. Nos últimos quatro anos, com o mesmo treinador, conquistou duas Libertadores, dois Brasileiros e três Paulistas, fora Supercopa e Recopa Sul-Americana. Isso demonstra o poder de competição e foco que essa equipe tem.

Continua após a publicidade

Há um desequilíbrio no campeonato em relação ao número de jogos disputados pelas equipes. Botafogo, Palmeiras, Bahia, Vasco, Vitória, Corinthians e Atlético GO já fizeram 17 partidas. Flamengo, Cruzeiro, Fortaleza, Athletico PR, Bragantino, Atletico MG, Cuiabá e Fluminense jogaram 16 partidas. E três equipes jogaram só 15 partidas, que são Juventude, Criciúma e Grêmio.

Para o Botafogo, isso pouco importa. Faltam duas rodadas para acabar o primeiro turno e só depende dele para terminar na liderança. É importante ficar em 1º lugar no final do primeiro turno? Na prática, muito pouco, mas moralmente tem muita influência, até porque isso aconteceu em 2023 com o próprio Botafogo e com um número muito maior de diferença de pontos e, na reta final, fraquejou e perdeu o campeonato para ele mesmo.

Mas dessa vez pode fazer diferente, porque já viu que confiar demais, achar que já ganhou antes da hora e colocar salto alto se achando já vencedor pode criar uma enorme frustração. Mas o Botafogo assume a liderança isolada com 36 pontos, com todo mérito.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes