Casagrande

Casagrande

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
OpiniãoEsporte

Abel mereceu perder. E de muito para aprender

O futebol poucas vezes aceita a covardia, a renúncia ao jogo ou qualquer tipo de anti-jogo, principalmente quando são times do mesmo tamanho. Quando você prepara o seu time para ir ao Maracanã enfrentar uma equipe como a do Flamengo, se defender tem que resultar em uma derrota, e, se muito, em aprendizado.

Sou fã do Abel Ferreira e continuo achando que ele é o melhor treinador que trabalha na América do Sul, mas escalou e preparou seu time para jogar por uma bola, e isso é muito pouco para uma equipe bicampeã brasileira, tricampeã paulista e com dois títulos da Libertadores nos últimos dois anos. O Palmeiras não chegou a tocar na bola e nem deu um chute na direção do gol do goleiro Matheus Cunha. O futebol apresentado pelo Palmeiras foi simplesmente vergonhoso, considerando a história desse grande clube.

Por outro lado, o Rubro-negro deu um show para sua enorme torcida, que lotou o Maracanã, com belas jogadas. O primeiro gol do Flamengo, feito pelo Pedro, foi resultado de uma jogada que poderia servir de aula sobre como se movimentar, se infiltrar, passar e se posicionar para marcar um gol. Tudo isso tendo como maestro um jogador espetacular chamado Gerson, que, para mim, é um craque e joga muito mais do que todos os da sua posição que foram para a Copa América defender a seleção brasileira.

O Flamengo já marcou no ano 79 gols, sendo que 31 foram do Pedro, que é o melhor centroavante brasileiro disparado, sabe se posicionar, faz gols de todo jeito e, o principal, seus gols têm muito peso. O Palmeiras escapou de tomar uma goleada e perder o rumo de volta para casa; agora, na próxima partida, terá que jogar tudo o que não jogou no Maracanã.

Analisando apenas o jogo de hoje, o time do Abel Ferreira está totalmente perdido, sem saber se vai ou se fica. Eu falei no UOL Esporte nesta manhã de quarta-feira (31) que, se o Palmeiras fosse ao Maracanã só para se defender e deixasse o Flamengo ficar em cima, iria perder, e poderia ser por um placar elástico. Sem agredir o Flamengo, nenhum time consegue equilibrar a partida. O Fortaleza, sob o comando de Vojvoda, foi ao Maracanã e venceu porque não se acovardou como fez o Palmeiras do Abel.

O Tite tem um fortíssimo elenco e um timaço nas mãos e, talvez agora, vendo de perto, entenda o tamanho do erro que cometeu entre 2019 e 2022 por não ter dado as chances que o Gerson merecia na seleção brasileira. Será muito difícil o Palmeiras reverter esse resultado de 2 a 0, porque o Flamengo não virá ao Allianz Parque para defender o que não conseguiu, e muito menos se acovardar, pois é um time que joga para frente e gosta de envolver o adversário.

Abel escolheu muito mal a sua estratégia e agora terá uma semana para arrumar um jeito de fazer um tipo de jogo que não é do seu estilo. Terá que jogar aberto, indo para cima, mesmo arriscando tomar gols e ser desclassificado. O segredo para ser campeão no futebol é ter muito mais coragem para vencer do que medo de perder; sem isso, não se vence, e o Palmeiras, nesse jogo, teve mais medo de perder.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes