Casagrande

Casagrande

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
OpiniãoEsporte

Palmeiras precisa renovar o seu elenco. Já deu para alguns

Depois da derrota para o Flamengo por 2 a 0, sem chutar uma bola no gol, Abel Ferreira e seu Palmeiras receberam muitas críticas, que, na minha opinião, são justas. A estratégia foi equivocada, a escalação também; a equipe foi totalmente dominada e sem reação.

Abel pode ter se equivocado nos últimos jogos com suas escolhas, mas eu também acho que o elenco precisa de uma renovação para a próxima temporada. Muitos jogadores continuam sendo ótimos, mas não demonstram tanta motivação como antes; ainda podem render em outras equipes.

Rony (29), que ainda tem uma ótima idade e mercado, foi muito importante desde o início da chegada de Abel, decidindo vários jogos importantes, jogando aberto ou como centroavante. Fez excelentes partidas e marcou gols incríveis, mas já não consegue entregar como antes e pode recuperar sua força e motivação em outra equipe.

Zé Rafael (31) também se encaixou incrivelmente no esquema de Abel Ferreira, dando mais qualidade ao passe na passagem do meio-campo ao ataque, sendo imprescindível em todos os títulos vencidos até agora. Também acredito que poderia dar continuidade à sua carreira como jogador em outra grande equipe, muito mais motivado.

Marcos Rocha irá fazer 36 anos em dezembro e seu mercado já não é tão extenso; não sei se como jogador ainda pode dar algo mais pelo Palmeiras do que já deu. Mayke, que fará 32 anos em novembro, ainda deve ter um bom mercado no futebol brasileiro e talvez ainda seja importante pela experiência e títulos que venceu, mas também poderia ir para outra grande equipe e se motivar mais.

Gabriel Menino, que fará 24 anos em setembro, quase saiu no pacote dos jovens jogadores que irritaram Abel pela falta de comprometimento inicial, como Patrick de Paula, Renan e Gabriel Verón. Teve uma nova chance e aproveitou muito bem, mas na derrota para o Vitória, Abel Ferreira voltou a se irritar com ele exatamente pelo mesmo problema. Menino tem um ótimo mercado no futebol brasileiro e talvez seja um grande negócio para o Palmeiras colocá-lo numa negociação com um alto valor, já que ainda é muito jovem.

Eu ainda não entendi até hoje por que o Palmeiras fez tanto esforço para contratar Caio Paulista. Existem ainda aqueles que o Palmeiras recebeu ótimas propostas e acabou negando; talvez isso tenha afetado o lado motivacional desses jogadores.

Enfim, talvez seja a hora do Palmeiras pensar numa renovação importante no elenco, mas na verdade já chegaram jogadores novos; só está faltando sair os mais antigos. Chegaram Maurício, Aníbal Moreno, Felipe Anderson, Giay e ainda pode contar com Murillo, Vitor Reis, Richard Rios, Vanderson e Piquerez. O melhor que aconteceu foi aparecer o garoto Estevão, que é genial e faz a diferença quando está em campo. Esse garoto é o reforço mais importante que apareceu para o time de Abel Ferreira, e o melhor a fazer é criar uma equipe que facilite o tipo de jogo dele.

Não estou dizendo que o ano se acabou; muito pelo contrário, o Palmeiras é um grande time e tem condições de passar na Libertadores, apesar de ter um grande adversário pela frente, que é o Botafogo. Também irá lutar pelo título brasileiro até o final do campeonato. Mas mesmo que consiga vencer tudo este ano, esse time já está desgastado na questão motivacional, tanto que em 2023 só conseguiu o título porque surgiu um fato novo importantíssimo: o Endrick.

Continua após a publicidade

Esse ano pode ser o Estevão, mas a renovação para 2024 deverá ser realizada, porque já deu.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes