Casagrande

Casagrande

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
OpiniãoEsporte

Fiel torcida será a grande arma para o Corinthians na Sul-Americana

Neste meio de semana teremos as oitavas de final da Copa Libertadores da América e da Copa Sul-Americana, e tudo já começa nesta terça-feira (13).

Na Libertadores já vamos ter um grande clássico nacional, com o atual campeão Fluminense contra o copeiro Grêmio. O time do Renato Gaúcho está conseguindo se recuperar muito bem no Campeonato Brasileiro, onde passou a maior parte do primeiro turno na zona de rebaixamento.

Os times do Sul passaram por uma grande tragédia climática que se abateu no Rio Grande Sul, onde milhares de pessoas perderam tudo e uma das cidades que mais sofreu foi Porto Alegre.

Por esse motivo, o Grêmio tem dois jogos a menos no Brasileiro e ainda não pode treinar em seu CT e nem jogar na sua própria Arena. Jogará em Curitiba, no estádio Couto Pereira, que pertence ao Coritiba, e que na semana passada foi eliminado pelo Corinthians da Copa do Brasil.

Porém, irá enfrentar o Fluminense, que não consegue sair da zona de rebaixamento, onde está exatamente há 21 rodadas, com um jogo a menos, ou seja, está no Z4 desde a primeira rodada e não dá sinal algum de reação.

Assim como o Grêmio, o time de Mano Menezes também foi eliminado da Copa do Brasil, em pleno Maracanã, pelo Juventude.

O Fluminense tem a vantagem de jogar a segunda partida em casa, mas essa é uma vantagem teórica, já que não está conseguindo se impor em jogo algum, seja ele onde for.

Pela bola que estão jogando os dois times, o favorito para passar de fase é o Grêmio, mas não é um favoritismo enorme.

É só porque o tricolor gaúcho já engatou vitórias e também conseguiu uma reação importante no Campeonato Brasileiro, enquanto o tricolor carioca não mudou nada até agora.

Continua após a publicidade

Eles já se enfrentaram na 13ª rodada do campeonato e deu Grêmio, 1 x 0 com gol do garoto Gustavo Nunes.

Outro time que jogará amanhã pela Libertadores será o Atlético-MG, que irá até a Argentina pegar um time difícil, perigoso e muito aguerrido, que é o San Lorenzo de Almagro, porém, que está muito mal no Campeonato Argentino.

Na Argentina são 28 times que disputam o campeonato, sendo que o San Lorenzo está em 24º lugar. Mas na Libertadores é sempre uma pedra no sapato de qualquer equipe.

O Galo faz uma campanha muito irregular no Campeonato Brasileiro, oscilando demais. Quando a gente acha que o time de Gabriel Milito irá decolar, vem um jogo ruim e desanima qualquer um.

Está em 9º lugar e completamente fora da luta pelo título, o que é decepcionante para um clube que investiu muito para lutar pelo título de todos os campeonatos que disputar, e logo no início do segundo turno já está fora dessa luta.

Porém, joga a segunda partida na sua Arena MRV, e acho mais time que o San Lorenzo. O Galo tem tudo para ir adiante na Libertadores, só precisa ficar muito atento nesta partida na Argentina.

Continua após a publicidade

Normalmente é uma guerra, e o jogadores do Galo que costumam querer apitar o jogo precisam tomar cuidado com cartões que podem atrapalhar no resultado desse jogo, e também para não prejudicar a equipe para o duelo de volta.

Pela Sul-Americana também tem um confronto brasileiro, e que acabou de acontecer pelo Campeonato Brasileiro. Corinthians e Bragantino empataram por 1 a 1 no último domingo e irão disputar essa vaga na Sula.

O mando de jogo é do Bragantino, mas será disputado no estádio Santa Cruz em Ribeirão Preto, que pertence ao Botafogo-SP, que estará com um grande público de corintianos, ou seja, o time de Pedro Caixinha jogará as duas "fora de casa".

O Corinthians está péssimo, não consegue reagir no Campeonato Brasileiro, é um time muito frágil, com pouca criatividade e que marca pouquíssimos gols.

A saída por contusão de Alex Santana quebrou o meio de campo que estava em evolução, pois Rodrigo Garro recebia um passe melhor, não precisava voltar tanto e estava criando mais, apesar de que o ataque desperdiça a maioria das jogadas ofensivas criadas pelo meia argentino.

A falta que faz um centroavante com uma qualidade técnica melhor é isso, inclui domínio de bola, precisão para finalizar e que marque gols.

Continua após a publicidade

Tales Magno estreou e fez o gol de empate contra o próprio Bragantino, e acredito que elevará o nível técnico da equipe e ajudará Garro na criação, dividindo a responsabilidade com o argentino, que está sobrecarregado.

Mas mesmo assim existe urgência para contratar um cara que faça gols, pois o Corinthians corre muito risco de cair para a Série B no Brasileiro.

O Bragantino tem uma equipe melhor, sofre menos pressão, é muito bem treinado pelo Pedro Caixinha, e para mim é o favorito para ganhar a vaga, mas tem um porém.

Não tem peso na camisa, enfrenta uma torcida gigante, vibrante, fiel e que lota qualquer estádio para apoiar o Corinthians, e isso é o ponto mais forte desse Corinthians.

A torcida corintiana sempre fez a diferença, mas quando o time é fraco, como esse, se torna uma arma imprescindível e carrega o time nas costas.
Sempre foi assim, e o momento mais incrível dessa história foi o período de 23 anos sem títulos, onde a torcida corintiana crescia muito a cada ano e isso mostra o tamanho da paixão.

Porém, quando vira a arma mais forte para se vencer uma partida, fica explícito a fragilidade do time. Time por time, acho o Bragantino muito melhor, mas os estádios lotados de corintianos deixam o confronto equilibrado.

Continua após a publicidade

E se conseguir levar a disputa da vaga para os pênaltis, pelo que vi contra o Grêmio na Copa do Brasil, o Corinthians vira favorito, até porque a segunda partida será na Neo Química Arena.

São esses os jogos dos brasileiros dessa terça-feira (13), na Libertadores e Sul-Americana.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes