Casagrande

Casagrande

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
OpiniãoEsporte

Com show de Vini e Mbappé, Real é campeão e mostra que pode vir muito mais

Acho que todo mundo que ama o futebol assistiu ou tentou assistir à final da Supercopa da Europa entre Real Madrid e Atalanta. Um jogo que oferecia muitas curiosidades, principalmente pela estreia de Kylian Mbappé com a camisa mais vitoriosa da história do futebol mundial.

Primeiro jogo oficial da temporada já valendo um título. A maior dúvida era: como Carlo Ancelotti iria escalar esse time?

Rodrygo/Mbappé/Vinicius Jr, era isso que todos queriam saber e ver.

O primeiro tempo foi bem equilibrado, com a Atalanta fazendo um grande jogo, já que é muito bem treinada por Gian Piero Gasperini. O Real demorou um tempo para se encontrar com essa nova formação e com um meio campo sem Tony Kroos, que errava um passe por ano e fazia a bola sair do meio para o ataque com muita qualidade.

Mas foi no segundo tempo que o bicho pegou, porque antes do time de Ancelotti dominar o jogo, Courtois fez uma defesa com troca de mão e de ponta de dedo de CINEMA!

Depois disso, Bellingham, Rodrygo, Mbappé e Vinicius Jr atormentaram a defesa italiana o tempo todo. Com grandes jogadas em velocidade, mudança de direção, de posição, com muita movimentação conseguindo achar espaços que não tinham no primeiro tempo.

Bom, Vinicius Jr fez uma jogada incrível pela esquerda e deu o gol para o uruguaio Valverde, que só escorou para marcar. Daí em diante só deu Real, com o goleiro argentino Juan Musso fazendo defesas espetaculares até a jogada do segundo gol espanhol.

E esse teve a participação dos quatro principais jogadores da equipe dessa temporada 2024/25. Rodrygo pressionou a saída, roubou a bola do zagueiro e procurou Vinicius Jr dentro da área.

O camisa 7, por sua vez, passou para Mbappé, mas a bola atravessou a área e parou nos pés do Bellingham, que com uma inteligente movimentação do francês camisa 9, encontrou o espaço para Kylian Mbappé fazer seu primeiro gol oficial na sua nova equipe.

Outra coisa, venceu pela primeira vez um título continental por um clube, já que o PSG não consegue ser campeão sem sair do território francês. Achei muito boa sua estreia, seu entrosamento com os brasileiros no segundo tempo de jogo, e a tendência é que tudo se encaixe muito rapidamente.

Continua após a publicidade

Quero destacar o jogo que fez o camisa 7 Vinicius Jr, que sempre em finais com o Real Madrid vira protagonista, e isso não é uma invenção minha.

Assistindo a transmissão da TNT, com a narração do meu amigo André Henning, que hoje é um dos principais narradores da tv brasileira, com os ótimos comentários de Bruno Formiga e Victor Sérgio Rodriguez, e com o auxílio luxuoso da repórter que está sempre por dentro de tudo, Tati Mantovani, ouvi uma estatística muito interessante.

Victor Sérgio Rodrigues informou os números de Vinicius Jr em finais com o Real, que são impressionantes.

Nas últimas 11 finais disputadas por Vinicius Jr com a camisa do Real Madrid, ele tem as incríveis marcas de:
12 participações em gols
7 gols e 5 assistências

São números sensacionais que mostram o quanto Vini Jr é decisivo e participativo em jogos que decidem campeonatos e torneios.

Apesar de muitos na Europa e outros tantos brasileiros que torcem contra Vinicius Jr por não quererem que ele ganhe a Bola de Ouro da última temporada, suas atuações em jogos importantes ou finais o colocam fortemente na briga.

Continua após a publicidade

A seleção brasileira fez uma péssima Copa América e não só Vinicius, mas nesse jogo ele mostrou que não se abateu com o excesso críticas e de campanhas contra ele.

Espero que Vinicius Jr seja escolhido o melhor da última temporada levando com justiça a Bola de Ouro para casa.

Afinal de contas, depois de Kaká em 2007 não passamos nem perto, até porque o futebol mundial foi comandado pelos dois melhores jogadores do mundo (Cristiano Ronaldo e Messi) dos últimos 16 anos, pelo menos.

Talvez tenha chegado a vez de um brasileiro voltar a ganhar o principal prêmio individual para um jogador de futebol.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.