Casagrande

Casagrande

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
OpiniãoEsporte

Fluminense e Corinthians fazem o clássico dos desesperados

Neste sábado, às 21h (de Brasília) no Maracanã, que provavelmente estará lotado, irão jogar Fluminense x Corinthians.

Mas não é nem de perto o que foram as semifinais de 1976 com a invasão corintiana, e nem como em 1984, quando os tricolores jantaram a gente (Democracia Corintiana) em pleno Morumbi.

É o jogo mais tenso da rodada, mas por um motivo completamente oposto desses que citei. Os dois times estão na zona de rebaixamento desde o começo do Campeonato Brasileiro e até agora não conseguiram uma reação que fosse o suficiente para deixar de correr riscos.

O Corinthians é o 17º colocado com 21 pontos, mas com 22 jogos, e o Fluminense é 18º com 20 pontos, mas com uma partida a menos disputada.

O pior resultado possível para os dois será um empate, que deixará corintianos e tricolores em desespero, mas se tiver um perdedor, esse time dificilmente conseguirá escapar da Série B 2025.

As duas próximas partidas as serão dificílimas e decisivas para o futuro, principalmente do Corinthians de Ramon Diaz.

Porque, além do Fluminense neste sábado (17) no Maracanã, terá pela frente na sequência, no domingo (25), simplesmente um dos líderes do campeonato que é o Fortaleza em pleno Castelão, entupido de tricolores cearenses.

O risco de perder os dois jogos é iminente pelo histórico do time fora de casa neste campeonato. O Corinthians só tem quatro vitórias, sendo três delas na Neo Química Arena (Fluminense, Criciúma, Vitória), e só uma longe da arena (Bahia).

E para a situação ficar ainda mais assustadora depois desses confrontos com Fluminense e Fortaleza. terá pela frente o Flamengo em casa e o Botafogo fora. Essa sequência irá determinar se o time de Ramon Diaz cairá ou não.

Continua após a publicidade

A situação do Fluminense não é muito diferente, porque depois de receber o Corinthians, vai até a Arena MRV encarar o Galo mineiro no sábado (24). Por esse motivo, o time de Mano Menezes não pode nem pensar em empatar com o Corinthians no Maracanã.

Depois destes dois jogos, a tabela do Fluminense também é muito complicada, pois terá na sequência São Paulo no Rio e depois irá a Caxias do Sul enfrentar o Juventude, seu algoz da Copa do Brasil. Dois clubes multicampeões que se colocaram nessa situação por motivos diferentes

O Fluminense demorou demais para trocar o comando, mesmo estando claro que o time já não respondia mais e havia ficado previsível com Fernando Diniz.

Lá no Corinthians o motivo é muito pior, porque vem da parte administrativa com uma dívida bilionária, corrupção, possível lavagem e desvio de dinheiro do clube, com investigações policiais, e dizem até com envolvimento do crime organizado.

Fora a incompetência e má fé de muitos dirigentes que passaram por lá e que estão neste momento fazendo parte da direção do clube.

Mas acho muito difícil um clube, mesmo com o tamanho do Corinthians, sobreviver com os péssimos Duílio Monteiro Alves e Augusto Melo numa sequência.

Continua após a publicidade

Já falei diversas vezes e irei repetir: deveria ter uma investigação interna minuciosa para prestar esclarecimento sobre compras, vendas e valores de contratos dos jogadores.

Acho muito estranho a era destruidora de Duílio ter vendido jogadores talentosos da base a preço de banana ou até terem saído gratuitamente:

Gabriel Pereira
Du Queiroz
Robert Renan
Lucas Piton
Adson
Murillo
Carlos Augusto
Felipe Augusto
Pedro
Mantuan
Matheus Vital (veio bem jovem do Vasco)
Ivan (veio jovem da Ponte Preta)

E tem aqueles que saíram sem custos:

Renato Augusto
Gil
Giuliano
Cássio
Cantillo

Sem contar o prejuízo gigantesco com a contratação do paraguaio Matias Rojas, que foi na minha visão uma das piores contratações da história do Corinthians pelos valores envolvidos na negociação.

Coronado, que ganha 2 milhões por mês, é um motivo forte para se investigar. Foi muito estranho também o clube baixar o valor da multa do goleiro Carlos Miguel. Só Moscardo deu lucro para o Corinthians.

Enfim, nas próximas quatro rodadas, Corinthians e Fluminense decidem o futuro no Campeonato Brasileiro. Depois dessa sequência, um deles, ou talvez os dois, fique com pouquíssimas chances de sobreviver para a Série A de 2025.

Continua após a publicidade

Mas a situação corintiana é muito pior que a dos tricolores.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes