Casagrande

Casagrande

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
OpiniãoEsporte

Fortaleza tem futebol de líder; Fluminense e Corinthians, de Série B

A rodada desse sábado (17) termina, e vou destacar os dois principais jogos que teriam uma influência importante na classificação. Começando pela vitória do melhor time do momento no Campeonato Brasileiro, que é o Fortaleza.

Um clube muito organizado, comandado pelo CEO Marcelo Paz, que é o melhor dirigente do futebol brasileiro. Assim como o time, é treinado por um dos melhores treinadores que trabalham no Brasil, mas que está na melhor fase. Juan Pablo Vojvoda faz um trabalho incrível no Tricolor cearense.

Com essa vitória por 2 a 1 sobre o Bragantino, no estádio Nabi Abi Chedi, o Fortaleza alcança a liderança isolada do campeonato, com um jogo a menos que Botafogo, Palmeiras, São Paulo e Bahia, que neste momento estão no G6. O Fortaleza só sairá da liderança se o Botafogo vencer o Flamengo neste domingo (18); portanto, é mesmo o 1º colocado.

Este ano, o Fortaleza está muito mais consistente, oscilando menos, e tem condições de lutar pelo título, sim. Por que não teria? Na bola, tem; na organização, tem; na qualidade de seu treinador, também tem, mas precisará ficar muito atento à arbitragem e ao VAR, muito mais do que antes.

Estamos em tempos de fortes desconfianças em relação às nossas arbitragens, e sempre foi muito importante ter uma forte representatividade nos bastidores da CBF, porque, senão, corre o risco de ser "jantado". Nos últimos cinco anos, tivemos dois títulos para o Palmeiras (2022/2023), dois para o Flamengo (2019/2020) e um para o Atlético-MG (2021). Em 2023, o Botafogo entrou nessa briga, assim como neste campeonato de 2024, e o Fortaleza é uma cara nova nessa disputa para ser campeão.

Está jogando mais que todos os outros, tem pouca mídia, passa despercebido para os grandes. Para quem observa o futebol, está muito claro que pode surpreender neste ano. Na próxima rodada, joga no Castelão contra o Corinthians, que está entre os três piores times em número de vitórias.

Corinthians e Cuiabá só ganharam quatro vezes, e o pior é o Atlético-GO, com duas. Só para comparar, o Fortaleza de Vojvoda já venceu 13 vezes, e, sem dúvida alguma, o Castelão irá lotar tanto contra o Rosário Central na Sul-Americana quanto no Brasileiro contra o Corinthians, e tem tudo para conseguir duas vitórias.

O outro jogo importante desse sábado (17) foi o clássico do Maracanã: Fluminense x Corinthians, que é pela luta desesperada para fugir do rebaixamento. O 0 a 0, além de ter sido o resultado do jogo, é a nota para o campeonato que esses dois clubes estão fazendo. O empate é péssimo para os dois, mas foi o suficiente para o time de Ramon Díaz sair momentaneamente do Z4, porque na segunda (19), o Vitória recebe o Cruzeiro no Barradão, e se vencer, sai do Z4 e puxa o Corinthians novamente para o grupo dos quatro últimos.

Um primeiro tempo muito ruim, mas com Hugo Souza fazendo uma defesa incrível, demonstrando que o Corinthians tem um goleiraço nas mãos, só que precisa comprá-lo logo para não tomar outro chapéu como vem tomando o tempo todo. No segundo tempo, o Tricolor carioca, sob o comando de Mano Menezes, foi melhor, mais agressivo, mas não o suficiente para vencer a partida.

Continua após a publicidade

Um detalhe absurdo dessa partida foi o Pedro Raul sair na cara do goleiro Fábio e preferir parar e reclamar de uma falta que teria sofrido. Não se sabe se ele estava em posição irregular de impedimento, mas desistir da jogada cara a cara com o goleiro não existe no futebol. Faz o gol e depois vê o que acontece, mas não parar para reclamar de uma falta que, se o árbitro não apitou e nem o assistente marcou, não tem VAR porque não pode.

O Fluminense precisa começar a se mexer de verdade, porque as rodadas estão passando e ele não consegue sair do Z4 em momento algum, e as coisas vão ficando cada vez mais difíceis. Jogando um confronto direto em casa, não poderia ter empatado de forma nenhuma, mas novamente não demonstrou força para lutar pela vitória.

A sequência das três próximas rodadas para os dois times é muito desconfortável. O Corinthians, na próxima rodada, vai ao Castelão encarar o líder Fortaleza, enquanto o Fluminense irá até Belo Horizonte, na Arena MRV, bater de frente com o Atlético-MG. Na outra rodada, o Corinthians recebe o Flamengo do Tite, enquanto no Maracanã teremos um confronto de tricolores entre Fluminense e São Paulo. Na sequência, o Botafogo recebe o Corinthians no Nilton Santos, e o Fluminense vai a Caxias do Sul encarar seu algoz da Copa do Brasil, o Juventude.

Ramon Díaz e Mano Menezes terão que fazer seus times jogarem muito mais do que jogaram até agora, porque, depois das próximas três rodadas, poderão estar no fundo do poço e quase sem forças e tempo para reagirem.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes