Botafogo inicia ciclo que pode ser vencedor; no Palmeiras, o ciclo acabou
O que eu posso dizer sobre Palmeiras 2 x 2 Botafogo?
Que foi uma partida incrível?
Espetacular?
Inesquecível?
Classificação e jogos
Histórica?
Esses são só alguns adjetivos para definir o que vimos nesta quarta-feira (21) no Allianz Parque.
Foi um espetáculo tático entre dois dos melhores treinadores que trabalham no Brasil. Dois portugueses que fazem trabalhos incríveis em seus times, tanto no plano tático e técnico, mas principalmente mental.
Abel Ferreira já ganhou tudo o que existe na América do Sul desde que chegou ao Palmeiras. Todos os anos, ele conquistou um título importante, como a Libertadores, o Brasileirão, a Copa do Brasil, além do tricampeonato paulista.
No ano passado, também foi eliminado das copas, restando apenas o Campeonato Brasileiro para disputar, e, em uma remontada incrível, conseguiu o bicampeonato.
Em 2024, a situação parece estar se desenrolando da mesma forma, só que vejo mais dificuldade em buscar o tricampeonato brasileiro.
Artur Jorge chegou no meio desta temporada e, em pouco tempo, fez do Botafogo um time com a sua cara.
Uma equipe muito forte fisicamente, técnica, intensa e com uma dinâmica de jogo poderosa, conseguindo atuar dessa maneira tanto em casa quanto fora.
O Botafogo de Artur Jorge é consistente, muito forte mentalmente e supercompetitivo.
Dois times fortíssimos, muito bem treinados, que deram um show de futebol competitivo e aguerrido.
Foi um jogo em que ambas as equipes buscaram o resultado com um futebol superintenso, agressivo e muito bem jogado por todos que entraram em campo.
Newsletter
OLHAR APURADO
Uma curadoria diária com as opiniões dos colunistas do UOL sobre os principais assuntos do noticiário.
Quero receberO Botafogo veio para vencer e, em nenhum momento, tentou segurar a vantagem no placar; por isso, conseguiu chegar aos 2 x 0, mas também por isso sofreu o empate em poucos minutos no final do jogo.
Foi uma partida de trocas táticas de ambos os lados, que funcionaram para os dois em momentos diferentes.
Igor Jesus e Savarino fizeram 2 x 0; Flaco López e Rony empataram em 2 x 2.
As substituições foram determinantes para que esse jogo fosse espetacular até o fim, pois ainda houve um terceiro gol do Palmeiras, marcado por Gustavo Gómez, que levaria a disputa para os pênaltis, mas, caprichosamente, a bola tocou em sua mão, e o gol foi anulado.
As emoções, contudo, não tinham acabado, porque Gabriel Menino, na última bola do jogo, cobrou uma falta que foi na trave, fazendo os corações palmeirenses e botafoguenses tremerem ao mesmo tempo.
Foi uma disputa de vaga digna de dois times incríveis, só que, na minha opinião, um está no final de um ciclo e precisa urgentemente reformular e rejuvenescer o elenco, que é o Palmeiras.
Enquanto isso, o Botafogo está apenas no início de um ciclo que tem tudo para fazer história com Artur Jorge no comando, da mesma forma que o Palmeiras fez com Abel Ferreira.
Acho esse time do Botafogo incrível e adoro assisti-lo jogar.
Depois de uma classificação como essa, o Botafogo chega para as quartas de final enorme, gigante e com grandes chances de chegar até a final.
Já o Palmeiras precisará ter ânimo e força para tentar a única coisa que lhe restou no ano, que é ser tricampeão brasileiro, o que será um grande feito se conseguir.
Se não vencer o Campeonato Brasileiro, este será o pior ano desde a chegada de Abel Ferreira, e não tenho dúvidas de que o elenco precisará ser renovado, rejuvenescido e modificado para 2025. Senão, não terá mais o mesmo sucesso.
Reformular um elenco é quando o clube contrata novos jogadores para substituir os antigos. O Palmeiras ainda não completou nenhuma reformulação, pois está apenas trazendo novos jogadores e ninguém está saindo. Na minha visão, alguns jogadores já deveriam mudar de ares, pois estão desgastados após terem conquistado tudo pelo Palmeiras e precisam se motivar.
Os jogadores em questão são: Gustavo Gómez, Gabriel Menino, Zé Rafael, Rony, Raphael Veiga e Marcos Rocha. Talvez Marcos Rocha seja uma figura importante para permanecer na comissão técnica do Palmeiras. Os outros podem voltar a jogar o futebol que conhecemos em outro clube. São ótimos jogadores, mas Abel Ferreira não consegue extrair mais do que já extraiu deles.
É uma situação normal para jogadores que venceram tudo em um clube, pois a motivação tende a cair. Quando o Palmeiras começar a realizar essas mudanças, a reformulação terá início. Por enquanto, o clube está apenas contratando e não reformulando.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.