Casagrande

Casagrande

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
OpiniãoEsporte

Dorival, seja realista: Brasil precisa melhorar muito para chegar à final

O Brasil enfrenta o Paraguai nesta terça-feira (10), em Assunção, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. No meu texto anterior, critiquei o futebol fraco que a seleção vem apresentando e questionei algumas escolhas de Dorival Junior. Mas depois de ontem, estou completamente tranquilo. Sabe por quê?

Porque, na coletiva de ontem, Dorival garantiu que o Brasil estará na final da Copa do Mundo de 2026! E pensei comigo: "Para que vou me preocupar com esse futebolzinho mequetrefe que a seleção apresenta há anos se o treinador já garantiu que faremos a final da Copa?". Alemanha, Argentina, França, Uruguai, Holanda e Espanha que se matem, porque nós já estamos na final!

Não sabemos nem se essas seleções estarão na Copa, mas nós jogaremos a final. E mais: Dorival disse que podemos cobrá-lo por isso. Será que ele acha que somos inocentes e que, com essa fala, não devemos mais criticar a seleção até a final da Copa?

Brincadeiras à parte, vamos falar sério e encarar a realidade: Dorival parece estar em outra dimensão. Repito aqui a pergunta que o Mauro Cezar Pereira fez em seu texto: "Com base em que o Dorival afirma que o Brasil irá à final da Copa?". Acredito que mais de 95% dos brasileiros que acompanham futebol também estejam se fazendo a mesma pergunta.

O que aconteceu de extraordinário, que não vimos a olho nu, para dar essa certeza ao Dorival Jr.? Por que nenhum repórter na coletiva fez essa pergunta a ele? Simples, porque o Dorival encerrou a coletiva com essa frase "viajante" e não deu a oportunidade para algum repórter contestar.

Participei de coletivas de treinadores da seleção brasileira de 1999 até 2022 e sempre vi jornalistas desse período indo para cima nas entrevistas, com perguntas incisivas, diretas, muitas vezes desconcertantes, porque contestavam falas desse tipo.

Sei que o Dorival não deu chance para perguntas, mas alguém tinha que levantar a mão dizer: "Espere um pouco, você falou uma frase impactante e não vai dar direito a perguntas?".

Ninguém achou estranho? Ou será que concordam com essa fala do Dorival, mesmo sem nenhuma base? Confesso que me incomodou não ver ninguém se indignar com essa declaração sem lógica. Não é absurdo pensar que o Brasil possa chegar à final ou até vencer a Copa, porque ainda somos uma seleção de peso. Mas é absurdo afirmar, seriamente, que estaremos na final, considerando nossa realidade atual.

Os brasileiros já estão acostumados a ouvir tantas falácias de políticos, sejam de direita ou esquerda. Agora, teremos que ouvir também do técnico da seleção, sem que ninguém o conteste no momento?

Continua após a publicidade

A realidade é que o Brasil irá para a Copa, porque sempre foi e, com o aumento do número de classificados, é praticamente impossível que não estejamos lá. O que Dorival Jr. deveria dizer é que chegar à final é o objetivo do trabalho, mas que, neste momento, estamos longe de jogar um futebol que nos dê a competitividade necessária para enfrentar os grandes adversários e vencê-los.

Se Dorival Jr. pode garantir que o Brasil estará na final, então o técnico argentino, Lionel Scaloni, pode tranquilamente garantir que a Argentina já é a campeã do mundo novamente. Didier Deschamps, da França, pode garantir que estarão na final também, afinal, foram finalistas nas últimas duas Copas (campeã em 2018 e vice em 2022).

Dorival, a seleção brasileira não chega a uma semifinal desde 2014, quando tomamos 7 a 1 da Alemanha no Mineirão. Pés no chão, mais humildade e seja realista: diga que trabalhará para chegar à final.

É uma pena que, hoje em dia, as contestações estão cada vez menores, porque há um interesse em manter boas relações com treinadores e jogadores para conseguir entrevistas exclusivas.

Isso representa um grande retrocesso no jornalismo esportivo. Contestar alguém ou alguma coisa não significa ser grosseiro ou mal-educado, é apenas pedir esclarecimentos quando alguém faz uma afirmação completamente fora da realidade.

Dorival Jr., Mauro Cezar Pereira e eu queremos saber: em que você se baseou para garantir que o Brasil estará na final da Copa de 2026?

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes