Casagrande

Casagrande

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
OpiniãoEsporte

Ótimo final de semana para Artur Jorge e Abel Ferreira; terrível para Tite!

Domingo à noite, depois da rodada do final de semana, acho que podemos ter uma ideia das lutas pelo título do campeonato e do rebaixamento para a série B.

As vitórias de Botafogo, Fortaleza e Palmeiras, somadas à derrota e à fase do Flamengo, deixam o rubro-negro fora da disputa pelo título do Campeonato Brasileiro.

Lá embaixo, a disputa ficou mais embolada pelos pontos na classificação, mas ainda depende muito dos times com jogos a menos.

O Corinthians, mesmo vencendo, ainda está numa situação muito delicada, por ser, junto com o Vitória, um dos times que já chegaram a 27 jogos.

Grêmio e Athletico PR chegaram a 31 pontos e ainda têm dois jogos a menos.

O Bragantino, que também tem 31 pontos, tem um jogo a menos.

O Criciúma tem 29 pontos, com um jogo a menos, mas fará essa partida na próxima quarta-feira (25) contra o Grêmio, em Porto Alegre, e pode se complicar com uma derrota.

O Vitória é o primeiro fora da zona de rebaixamento, com 28 pontos, assim como o Corinthians, que está no Z4 com o mesmo número de pontos.

Quem entrou de vez na zona de confronto foi o Fluminense, que, derrotado pelo Botafogo, ficou com 27 pontos e um jogo a menos, mas com o moral bem baixo.

Continua após a publicidade

Já Cuiabá e Atlético-GO estão na pior situação de todos, e será difícil conseguirem se salvar, principalmente o time de Goiânia.

Os resultados do Campeonato Brasileiro têm alguma influência nos jogos decisivos pela Libertadores e Copa do Brasil? Na minha visão, sim.

O Flamengo do Tite, por exemplo, vem de quatro jogos sem vencer, com três derrotas e um empate, sendo que uma das derrotas foi para o Peñarol no Maracanã por 1 x 0, fora a crise instalada e o descontentamento com o trabalho do Tite, que, até agora, é bem ruim.

Portanto, na minha opinião, o time uruguaio, treinado por Diego Aguirre, é favorito para ir à semifinal da Libertadores.

O Botafogo, de Artur Jorge, é líder do campeonato, com muito mais consistência do que em 2023, e, apesar de ter empatado com o São Paulo no Nilton Santos, acho que é favorito na decisão da vaga na Libertadores no Morumbi.

Em Belo Horizonte, com a vitória no Maracanã, o Fluminense tem a vantagem do empate, mas a situação do time no Brasileiro, com a derrota no clássico para o Botafogo, pode interferir negativamente no fator psicológico. Acho o Galo favorito agora, porque o cenário mudou dos dois lados.

Continua após a publicidade

Na Sul-Americana, só uma tragédia completa faria o Fortaleza eliminar o Corinthians na Neo Química Arena. O time do Vojvoda perdeu a grande chance quando jogou no Castelão, e a derrota por 2 x 0 para o time de Ramón Díaz coloca o Fortaleza no papel de zebra para a decisão contra o Corinthians.

Essa é a minha visão momentânea do campeonato e das copas, no final da noite deste domingo (22).

Siga o UOL Esporte no

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes