Casagrande

Casagrande

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
OpiniãoEsporte

Por que o Flamengo não fez gols?

Por que o título do meu texto é esse? Simples. Porque, na derrota para o Peñarol no Maracanã por 1 a 0, gol de Cabrera, na coletiva depois do jogo, com a maior cara de pau, Tite usou uma estratégia como se todos fôssemos imbecis, dizendo o seguinte: "Lá em Montevidéu nós vamos marcar gols, podem me cobrar".

Pois bem, Tite, estou te cobrando a promessa que você fez. Mesmo na coletiva após a eliminação a sua memória te traiu e você disse que não foi bem assim e que não havia prometido gol no Uruguai. Tite, é só entrar na internet que a sua memória voltará.

Dizer que o Flamengo foi melhor é analisar através de um recorte, pois cada time tinha a sua necessidade e cada um a sua estratégia, com objetivos diferentes de resultados. Se o Flamengo ficou mais com a bola, mas não concluiu uma só bola perigosa no gol do Peñarol, onde está a superioridade?

A estratégia do Tite era ir para cima, ditar o ritmo, empurrar o time do Diego Aguirre para trás e criar diversas chances de gols para, no mínimo, marcar um e levar a decisão para os pênaltis. Já o Aguirre tinha uma estratégia com duas possibilidades: primeira, se fechar totalmente para segurar o empate por 0 a 0; segunda, se der para armar um contra-ataque perfeito e matar o jogo, seria o ideal.

O Peñarol conseguiu se classificar com o plano A, que era não deixar o Flamengo criar ou finalizar com perigo, e foi isso que aconteceu. Portanto, a estratégia que deu certo foi a do Peñarol. Então, para mim, foi o melhor nos 180 minutos de jogo, mais os acréscimos.

Alguém se surpreendeu com a eliminação do Flamengo do Tite? Acredito que não. Qual foi a última grande partida do seu time, somando todos os torneios que estava disputando? Grande jogo mesmo foi a vitória sobre o Palmeiras por 2 a 0 no Maracanã, pela Libertadores. Depois disso, não fez mais nenhuma partida soberana e foi caindo jogo após jogo até ser eliminado pelo Peñarol.

Nesse período, exibiu diversas falhas defensivas, tomou gols de todos os tipos e muitos de forma infantil. E quem treina o setor defensivo do Flamengo é o seu filho, Titinho, que caiu de paraquedas nessa função. Tite está perdido no futebol faz muito tempo, principalmente depois da Copa América de 2019, quando venceu seu único título como treinador da seleção brasileira.

Depois de mais vexame numa Copa do Mundo, lá no Qatar, ele disse que faria um ano sabático e que não treinaria nenhum time no Brasil, esperando uma grande equipe europeia, de preferência da Itália. Tite tinha certeza absoluta de que apareceria um grande time europeu, mas isso não aconteceu.

Rejeitou o Corinthians, mas aceitou o Flamengo e, aos poucos, principalmente depois do título carioca, voltou a demonstrar arrogância, apontando o dedo para responder na coletiva e usando novamente o idioma "Titês".

Continua após a publicidade

Mas, em nenhum momento, convenceu realmente os torcedores e nem a mídia. Foi se perdendo aos poucos até ficar totalmente perdido e sem saber o que fazer. Tem um elenco muito qualificado nas mãos e jamais conseguiu tirar o melhor tecnicamente de cada jogador. Teve um falso domínio sobre o Peñarol, que se fechou e nada permitiu de importante ao Flamengo.

E agora? Só tem a Copa do Brasil pela frente e enfrentará um Corinthians muito competitivo e competente nas Copas, sendo que a partida decisiva será na Neo Química Arena. O Flamengo de Tite não é favorito contra o Corinthians de Ramón Díaz. Uma desclassificação será trágica para o Flamengo e, possivelmente, para Tite e seu fiel escudeiro, o filho Titinho.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes