Casagrande

Casagrande

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
OpiniãoEsporte

Não adianta jogar bem e ficar no Z4: empate do Corinthians foi péssimo

Não adianta jogar bem e empatar em casa — como foi neste sábado contra o Inter — se o Corinthians continuar na zona do rebaixamento do Campeonato Brasileiro. Não adianta o camisa 9, Yuri Alberto, entrar em grande fase e fazer um gol atrás do outro se o time não vencer nenhuma. Outra questão é que Ramon Díaz está começando a se perder nas escolhas que faz; a meu ver, ele está errando em algumas decisões.

Por exemplo, quando o Corinthians jogou contra o Atlético-GO em casa, logo após Igor Coronado ter arrebentado com o Fortaleza no Castelão, a maioria imaginou que ele escalaria Coronado e Garro contra o lanterna, mas não fez. Depois, ao jogar contra o Flamengo no Maracanã, onde deveria ter uma postura mais defensiva, coloca os dois e deixa o meio-campo vulnerável e o Fagner exposto.

Agora, ao jogar novamente em casa contra o Internacional, precisando vencer, escala um time mais robusto e, mesmo assim, toma dois gols. O Corinthians precisa, antes de qualquer coisa, evitar a queda para a Série B. Portanto, deve definir um estilo de jogo em casa e outro fora: jogar de forma mais criativa e agressiva em casa e mais defensiva, apostando no contra-ataque, fora.

Não há mais tempo para "achar nada"; é preciso ser prático e concreto. O empate por 2 a 2 com o Internacional na Neo Química Arena foi um péssimo resultado. A rodada foi muito desfavorável para o Corinthians, que precisava vencer essa partida para dar um passo à frente, mas com o empate acabou retrocedendo.

É um erro dizer que está no mesmo lugar, pois, com as vitórias do Fluminense, Grêmio, Criciúma e Cuiabá, além do empate do Vitória em Belo Horizonte contra o Atlético-MG, a tabela mudou, e para pior. Apesar de o Corinthians continuar em 18º lugar, junto com o Vitória, com 29 pontos, Fluminense, Grêmio e Criciúma venceram e aumentaram a diferença. O Fluminense, inclusive, estava atrás do Corinthians, com 27 pontos, antes dessa rodada. O Cuiabá diminuiu a distância, pois agora está apenas a 3 pontos de diferença do Corinthians e do Vitória, mas com um jogo a menos que os dois.

O empate por 2 a 2 entre Atlético-MG e Vitória, que aparentemente parecia positivo, na verdade foi muito ruim. Primeiro, porque o jogo foi na Arena MRV, casa do Galo, e a tendência era que o time baiano perdesse. Segundo, porque o time mineiro vencia por 2 a 0 e cedeu o empate para um time que está lutando contra o rebaixamento e é concorrente direto do Corinthians. Se o Atlético tivesse vencido, mesmo com o empate contra o Inter, o Corinthians teria passado pelo Vitória na tabela.

Dos nove jogos que fará até o fim do campeonato, o Corinthians ainda jogará cinco em casa e precisará vencê-los. Para conseguir escapar do rebaixamento, ainda precisará vencer algum confronto direto que terá com Cuiabá, Criciúma e Vitória, mas todos serão longe da Neo Química Arena. O confronto decisivo será contra o Vitória, lá no Barradão em Salvador, pois entre os dois apenas um se salvará, a menos que ambos não caiam.

Na próxima rodada, o Corinthians jogará em casa novamente, e será uma verdadeira decisão, pois o adversário, Athletico-PR, está nesse bolo com 31 pontos, mas o time de Curitiba tem dois jogos a menos. Uma vitória do Corinthians o colocaria igual ao Furacão em pontos e geraria uma pressão enorme sobre eles nesse final de campeonato.

Vou mostrar as rodadas que faltam para que vejamos o tamanho da dificuldade:

Continua após a publicidade
  • 28/10: Cuiabá (confronto direto) - fora (vencer)
  • 06/11: Palmeiras (lutando pelo título) - em casa (no mínimo empatar)
  • 13/11: Vitória (o jogo mais importante de todos) - fora (vencer de qualquer jeito)
  • 20/11: Cruzeiro - em casa (vencer)
  • 24/11: Vasco - em casa (vencer)
  • 01/12: Criciúma - fora (empate)
  • 04/12: Bahia - em casa (vencer)
  • 08/12: Grêmio - fora, sendo a última rodada do campeonato (empate)

Com esses resultados, o Corinthians faria 18 pontos. Essa é uma visão otimista e necessária para tentar escapar da Série B, mas não significa que eu acredite que esse time consiga fazer todos esses pontos. Mas para vocês, quantos pontos o Corinthians fará até a última rodada?

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes