Por que Vinicius Jr. merece ganhar a Bola de Ouro?
Porque sabemos o que ele fez na temporada passada. Vinicius Jr. vem de três temporadas arrebentando e decidindo jogos importantes, principalmente na Champions League e nas finais da mesma. A fantástica partida que ele fez contra o Borussia Dortmund na última terça-feira (22) não entra para a disputa da Bola de Ouro para esta temporada, até porque quem tinha que votar já o fez. Mas esse jogo maravilhoso, em que ele fez três gols, sendo um deles um golaço, vale para a próxima temporada.
O Rodri jogou demais também, mas não podemos esquecer que ele decidiu a final da Champions de 2022/23, não a de 2023/24. Portanto, ele poderia ter vencido a Bola de Ouro, mas quem ganhou foi Lionel Messi, mesmo a Copa do Mundo não valendo para a disputa do prêmio.
Outro detalhe que desfavorece o Rodri é que, apesar de ter feito uma bela temporada, o Manchester City venceu por quatro vezes seguidas a Premier League, o que foi um feito inédito. No entanto, tem no time uma metralhadora de fazer gols chamada Erling Haaland, que fica mais próximo da Bola de Ouro por ser muito decisivo, mas ainda não foi protagonista nas finais da Champions.
É muito raro ganhar a Bola de Ouro um jogador que não decide um jogo importante com frequência. Até goleiros que já mereceram ganhar nunca ganharam. O Courtois, na final de 2021/22, em que o Real Madrid venceu o Liverpool por 1 a 0, com gol do Vinicius Jr., pegou tudo e mais um pouco, e merecia um prêmio como melhor jogador do mundo; venceu apenas o de melhor goleiro.
Em 2006, o vencedor da Bola de Ouro foi o defensor italiano Fábio Cannavaro, porque a "Squadra Azzurra" foi tetra campeã do mundo, e o Zinedine Zidane deu uma cabeçada no peito do zagueiro italiano Materazzi, sendo punido por essa agressão.
Antes do Cannavaro, só o genial líbero/zagueiro/volante Franz Beckenbauer havia vencido duas vezes (1972/1976). Vinicius Jr. decidiu a Champions na vitória por 2 a 0 contra o Borussia Dortmund em Wembley na última temporada, além de ter vencido a La Liga, também sendo determinante.
Outro considerado forte na disputa é o inglês Jude Bellingham, que joga demais também, só que tem no seu time um jogador que aparece nos jogos mais importantes de forma genial, como o Vinicius Jr.
Então, eu acho que o grande favorito ao prêmio da Bola de Ouro para a temporada 2023/24 é o brasileiro Vinicius Jr. Pode-se dizer que ele foi muito mal na Copa América, mas o Bellingham também não foi exuberante na Eurocopa, e o Rodri estava bem até romper o ligamento cruzado na final contra a Inglaterra.
Quem poderia disputar com Vini Jr. seria o garoto Lamine Yamal, mas ele explodiu mesmo na Eurocopa e deve ficar com o prêmio de melhor jovem do mundo. Para a temporada 2024/25, ele pode, de verdade, brigar pela Bola de Ouro, porque, para mim, é o maior talento técnico que apareceu nos últimos anos.
Na segunda-feira (28), será a entrega da Bola de Ouro da temporada 2023/2024, e todos nós sabemos o que aconteceu na temporada passada. Torcerei e, se eu pudesse votar, o meu voto iria, sem medo de errar, para o nosso Vinicius Jr.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.