Botafogo é o melhor time do campeonato e merece ser campeão
Na 32ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2023, a diferença entre Botafogo e Palmeiras era só de 1 ponto, e todos nós sabemos o que aconteceu. Mas agora, em 2024, a diferença nessa mesma rodada é de 6 pontos e, mais, a bola que o Botafogo do Artur Jorge está jogando é muito melhor do que o Palmeiras de Abel Ferreira.
Só para começar esse texto, quero destacar os 12 primeiros minutos de jogo no estádio Nilton Santos na noite dessa terça-feira (5). Antes de fazer o primeiro gol, o Adryelson já havia dado uma cabeçada que foi na trave do Léo Jardim. Aí vieram as duas pinturas com assinaturas de Savarino e Luiz Henrique.
O primeiro gol saiu aos 9 minutos, numa virada/passe de jogo do lateral Alex Telles da esquerda para a direita, que Savarino pegou de sem pulo e fez um golaço. Logo depois, aos 12 minutos, numa roubada de bola na intermediária, o Botafogo, com três passes de primeira e com o Luiz Henrique fazendo um movimento que deixou a defesa vascaína perdida, saiu na cara do gol e fez o segundo de uma forma brilhante.
Foi um verdadeiro massacre do Botafogo em cima do Vasco, que não viu a cor da bola. A velocidade na troca de passes que o time do Artur Jorge tem quando arranca em bloco para agredir o adversário é um espetáculo. Almada, Savarino, Luiz Henrique, Igor Jesus e a chegada dos dois laterais ao mesmo tempo é sufocante para qualquer adversário.
Classificação e jogos
O Botafogo em 2024 está super bem preparado fisicamente, tecnicamente, taticamente, mas principalmente no lado psicológico. É um time que sabe muito bem o que fazer, com muito entrosamento e imposição. Não é à toa que é o líder do Campeonato Brasileiro, jogando uma bola de campeão, e também irá decidir a Libertadores no dia 30/11 com o Atlético-MG.
Eu arrisco dizer que, no Campeonato Brasileiro, não tem nenhuma equipe jogando tão bem e com tanta personalidade como o time do Botafogo. O Artur Jorge é o melhor treinador do campeonato disparado, por ser o maior responsável por tudo que o Botafogo está conseguindo nesse ano. É um cara inteligente, futebolisticamente falando, com um raciocínio rápido para decidir as alterações ou as mudanças táticas durante uma partida.
Faltando seis rodadas para o final do campeonato, mais que a diferença de pontos, o futebol que o Botafogo está apresentando faz com que eu ache improvável que aconteça algo que tire o título do Campeonato Brasileiro das mãos desse timaço da Estrela Solitária. Está sobrando no campeonato faz tempo e, enquanto todos estão tendo mais baixos do que altos, o Botafogo consegue se manter numa intensidade fortíssima nas partidas e com muito foco e determinação para evitar uma tragédia como foi em 2023.
No segundo tempo, o Vasco raramente passou do meio de campo porque era sufocado pelo Botafogo, que, mesmo diminuindo um pouco a intensidade, continuou marcando forte a saída de bola e forçando o erro. É impressionante como é forte o elenco que o Botafogo montou, porque, quando o Artur Jorge resolveu e precisou fazer alterações, fez entrar Tiquinho Soares, Júnior Santos, artilheiro do time no ano com 19 gols, e Lucas Halter nos lugares de Adryelson, Igor Jesus e Luiz Henrique.
E logo de cara para fazer a imensa e linda torcida do Botafogo explodir, depois de uma longa ausência por contusão, o Júnior Santos, na primeira chance, fez um golaço de cavadinha, deixando o Léo Jardim vendido. Foi um gol ao melhor estilo desse time, com trocas de passes de pé em pé até o artilheiro do time sair na cara do gol.
Foi um verdadeiro passeio do Botafogo, que, na realidade, não teve nem jogo, porque o Vasco não conseguiu equilibrar a partida em nenhum momento, principalmente depois que o João Victor foi expulso no final do primeiro tempo. Os torcedores do Botafogo devem estar dizendo assim: "Não teve nem graça".
A reta final do Botafogo para levantar o troféu será a seguinte:
09/11 - Cuiabá em casa
20/11 - Atlético-MG fora
24/11 - Vitória em casa
Depois desse jogo, será o Palmeiras no Allianz Parque, mas não se sabe a data ainda por causa da final da Libertadores.
04/11 - Internacional fora
E fecha o campeonato no dia 08/12 com São Paulo em casa.
Não é uma estrada final difícil, porque o Botafogo está jogando mais que todo mundo, e não acredito que, em 2024, o título brasileiro escapará.
Deixe seu comentário