Última rodada do Brasileirão será eletrizante, se a arbitragem não errar
Só o campeonato de pontos corridos pode oferecer tamanho suspense na última rodada.
Antes de tudo, quero deixar claro que também curto muito os torneios de mata-mata, como a Copa do Brasil e as Copas continentais. Porém, o Brasileirão, com 20 clubes (com todos se enfrentando em turno e returno), tem o melhor regulamento.
Aqueles que são só a favor do mata-mata e usam o argumento de que não existe justiça nos pontos corridos têm o olhar só para o resultado, porque a justiça nesse regulamento está em todos jogarem entre eles, em casa e fora.
Isso é justo em um campeonato.
Classificação e jogos
Por exemplo: num campeonato de turno único que classifica os oito primeiros, como era até 2002, os times disputam uma vaga, mas só terão a vantagem de enfrentar o concorrente em casa.
E não só isso, a tabela será sempre injusta para todo lado.
Outro exemplo: todos dizem que jogar contra o Corinthians, na Neo Química Arena, é complicado pela pressão da torcida corintiana e, num campeonato de turno único, terão times que receberão o Corinthians em sua casa e outros na Neo Química, e assim é com todos os times.
Só dei o exemplo da Neo Química porque vejo muitos jogadores e treinadores dizerem isso nas entrevistas.
Mas poderia dar outros tantos exemplos, pois existem vários campos em que o adversário sofre para jogar.
Nesse domingo (8), existem dois times com chances de título (Botafogo e Palmeiras) e quatro tentando fugir da última vaga ao rebaixamento à Série B (Atlético-MG, Athletico-PR, Fluminense e Red Bull Bragantino). Isso só os pontos corridos podem oferecer com justiça porque todos se enfrentaram em condições iguais.
Claro que podemos levar em consideração a péssima arbitragem e o péssimo VAR que temos no Brasil, mas sem dúvida alguma eles erraram muito contra todos durante o todo o campeonato.
Mas nessa última rodada, um simples erro de avaliação poderá determinar um rebaixamento ou o título. Se isso acontecer, coloca-se em discussão o que é justo e o que não é, mas não pelo regulamento de pontos corridos, mas pelo nível baixíssimo da arbitragem brasileira.
Os torcedores precisam torcer muito pelos seus times, mas também para os árbitros não errarem grosseiramente.
Já pensou um título ou um rebaixamento decidido por um erro absurdo da arbitragem?
Esse é o meu receio. O campeonato foi super disputado, com várias reviravoltas, tanto positivas como negativas, criando uma enorme expectativa e um friozinho gostoso na barriga, e, de repente, um árbitro ou o VAR podem cometer um erro grosseiro e arruinar a reta final do Campeonato Brasileiro.
Eles já erraram demais durante o ano todo, já prejudicaram e favoreceram vários times, mas se acontecer isso na última rodada, ficará marcado para a história. Esse é o meu receio nessa última rodada.
Mas vamos brincar com palpites, imaginando que a arbitragem e o VAR não irão interferir.
Para mim, o Botafogo será o campeão, visto que vencerá o São Paulo, no estádio Nilton Santos.
O Palmeiras também vencerá no Allianz Parque. Para mim, o Fluminense cairá para a Série B de 2025.
Atlético-MG e Athletico-PR irão empatar o duelo em Belo Horizonte, enquanto o Red Bull Bragantino vencerá o Criciúma, no interior de São Paulo.
E para vocês, quem será campeão e quem cairá à Série B?
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.