Casagrande

Casagrande

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
OpiniãoEsporte

Endrick é reserva do Mbappé, mas todo jogador brasileiro também seria!

Nessa quinta-feira, a seleção brasileira enfrentará a forte equipe da Colômbia em Brasília, e o Dorival Jr. já escalou "seu time". Vamos discutir a sua possível escalação?

Alisson, do Liverpool, é um excepcional goleiro e está entre os melhores do mundo, mas o Alisson da seleção não passa segurança alguma. Vanderson é um bom lateral direito, muito respeitado na Europa jogando pelo Mônaco, mas eu colocaria o Wesley, do Flamengo, por ser muito rápido, tático e ofensivo. Acredito que a seleção precisa criar uma identificação com a torcida brasileira e, para isso, precisa ter mais jogadores que atuam no Brasil no time.

Marquinhos, do PSG, vou repetir o que venho dizendo há um tempo: eu daria um tempo para ele e levaria outros zagueiros para jogar como titulares, como, por exemplo, o Léo Ortiz, do Flamengo, que está no grupo, mas na reserva. Seu companheiro de zaga é Gabriel Magalhães, do Arsenal, e gosto muito do seu futebol, assim como sou fã do Murillo, do Nottingham Forest.

São dois zagueiros altos, fortes, canhotos e que têm muita presença ofensiva, tanto na bola aérea quanto no chute de longa distância. Na lateral esquerda, teremos Guilherme Arana, do Atlético Mineiro, que já esteve em fase melhor do que essa, mas é um representante dos jogadores de times brasileiros.

Bruno Guimarães acabou de ser campeão da Copa da Liga Inglesa pelo Newcastle, assim como Joelinton. Para este jogo em casa contra a Colômbia, eu faria o meio-campo com Joelinton, Gerson e Raphinha, pois seria um time mais forte, rápido, técnico e com chegada ofensiva importante. Teríamos uma jogada aérea muito mais potente. Gerson é um craque e o melhor jogador brasileiro na sua posição. Raphinha atravessa uma fase incrível, sendo um dos melhores do mundo neste momento, e seria o camisa 10 titular, com ou sem Neymar no grupo.

Meu ataque seria do Real Madrid, com Rodrygo, Endrick e Vinícius Jr. Muitos podem dizer: "Mas Casão, o Endrick é reserva no Real Madrid e só foi convocado porque o Neymar foi cortado." Bom, ele só foi convocado depois de uma implicância inexplicável do Dorival Jr. em relação ao Endrick. Ele é reserva do Mbappé, e qualquer jogador brasileiro atual que disputasse a posição com o francês também seria reserva. Se o João Pedro, do Brighton, fosse do Real Madrid, também estaria na reserva, assim como o Endrick.

Na minha visão, o Dorival Jr. comete uma injustiça constante com o Endrick, porque ele conquistou a posição de camisa 9 em campo, mas o Dorival não lhe deu a camisa. Não foi correto o Endrick não ser titular na Copa América logo após ter feito o gol da vitória contra a Inglaterra em Wembley, um gol importante na Espanha, no Santiago Bernabéu, e ainda mais um no México.

Eu entendo que o melhor centroavante brasileiro é Pedro, do Flamengo, que ainda está em recuperação, mas, para mim, enquanto ele está fora, deveria ser o Endrick. O Brasil, além de ter uma grande necessidade de vitória contra a Colômbia, também precisa jogar bem, porque para a Copa, bem ou mal, nós iremos, como sempre. Mas, para atrair o público, conquistar os torcedores e criar uma identificação com o povo brasileiro, o torcedor está "fissurado" para ver a seleção fazer um grande jogo contra um forte adversário, pois faz muito tempo que isso não acontece.

Espero que Raphinha, Rodrygo e Vinícius Jr. joguem da mesma forma que fazem no Barcelona e no Real Madrid, porque aí a chance de bom futebol é grande.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.